quinta-feira, 28 mar 2024

Massa de ar quente pode fazer os termômetros marcarem 40°C em pleno inverno

Massa de ar quente pode fazer os termômetros marcarem 40°C em pleno inverno

17 agosto – 2021 | 7:07

Embora a estação oficial seja inverno, as condições atuais têm sido características de verão com sol forte e calor em Mato Grosso do Sul. Uma grande massa de ar seco está atuando sobre o Brasil e deixando as temperaturas acima do normal para esta época do ano.  

Nesta terça-feira (17) o tempo seguirá firme, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todas as áreas do Estado. Essas condições favorecem a elevação das temperaturas e a queda dos níveis de umidade relativa do ar. 

A tendência é de grande amplitude térmica, pois o Estado pode  ter mínimas em torno de 15°C e as máximas podem chegar aos 40°C na região sudoeste e pantaneira. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) os níveis de umidade relativa do ar podem ficar entre 5-35% durante a semana. Os menores valores são esperados para as regiões centro-norte e leste, e porção norte da região pantaneira. 

A recomendação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orienta que a população tome bastante líquido, evite a prática de atividades físicas e exposição direta ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. Outras medidas para aliviar o desconforto provocado pelo tempo seco são: umidificar ambientes, usar hidratante corporal, e soro fisiológico nas narinas. 

Na Capital as condições serão de sol forte, e névoa seca durante a tarde. Também será um dia de bastante calor com máximas podendo chegar aos 35ºC, conforme o Cemtec. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm (Arquivo – Corumbá-MS)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias