sexta-feira, 19 abr 2024

MATO GROSSO DO SUL: Capitão da PM é preso após discussão com tenente-coronel e alega ser vítima de homofobia há ‘vários anos’

MATO GROSSO DO SUL: Capitão da PM é preso após discussão com tenente-coronel e alega ser vítima de homofobia há ‘vários anos’

09 julho – 2021 | 8:08

Capitão teria desobedecido o seu superior e se envolvido em discussão dentro do comando geral da corporação, momento em que foi preso. Ele prestou depoimento na corregedoria e aguarda audiência.

Um capitão da Polícia Militar (PM) foi preso por desobedecer um tenente-coronel, de patente superior a ele, após uma discussão dentro do comando geral da corporação. Felipe dos Santos Joseph foi detido e encaminhado para a corregedoria da PM, onde informou que a briga ocorreu após ele ser coagido pelo tenente-coronel a falar sobre uma denúncia de homofobia, a qual ele estaria sofrendo por parte de militares dentro da própria corporação. O fato é apurado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MS).

De acordo com o boletim de ocorrência, a voz de prisão foi dada após o capitão sair da sala do coronel, sem autorização. Em nota, a assessoria da PM informou que a prisão do capitão ocorreu em razão dele se recusar a cumprir uma ordem do superior hierárquico, durante o serviço. E que apesar da PM não ter conhecimento da denúncia de homofobia, as circunstâncias do ocorrido serão apuradas através de um inquérito da PM.

Já no auto de prisão em flagrante o capitão ressalta que é vítima de homofobia por parte dos policiais militares “há vários anos e se sente extremamente constrangido de estar na corregedoria falando de sua vida pessoal”, além de dizer que denúncias já foram feitas ao Ministério Público. O capitão disse ainda estar consciente de que a atitude dele pode encorajar outras vítimas e que gostaria, de um dia, “voltar a viver em paz e no anonimato”, sendo que, não se pode querer revestir com brincadeira aquilo que é criminoso.

A defesa do capitão Felipe informou que ele passará por audiência de custódia nesta manhã (9) e a expectativa é que ele possa responder em liberdade.

Veja na íntegra a nota da PM:

Em atenção a solicitação feita por Vossa Senhoria, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul informa que a prisão do referido Oficial aconteceu em decorrência da negativa do mesmo em cumprir uma ordem legal e clara, emanada por um superior hierárquico, durante ato de serviço. O fato fere o nosso regramento jurídico, conforme previsto no artigo 163, do Código Penal Militar: “Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução.” As circunstâncias do ocorrido serão apuradas através de um Inquérito Policial Militar.

Graziela Rezende

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias