sexta-feira, 29 mar 2024

Matrícula Digital 2023: Período de confirmação de permanência começa nesta quarta-feira

Matrícula Digital 2023: Período de confirmação de permanência começa nesta quarta-feira

23 novembro – 2022 | 9:09

Etapa é válida para os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual de Ensino e que desejam permanecer na REE em 2023

Começa nesta quarta-feira (23), o período de confirmação de permanência para os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE). A etapa antecede a abertura do período de pré-matrículas da REE – para estudantes de todas as redes – e faz parte do calendário da Matrícula Digital 2023 e é necessária para a garantia de prioridade dos alunos que desejam continuar na REE no próximo ano.

Para garantir a vaga, o estudante que já está na Rede Estadual deverá acessar o site da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e seguir os passos necessários para o correto preenchimento dos dados solicitados.

“A confirmação de permanência poderá ser realizada até o final do período de pré-matrículas, contudo, para garantir a prioridade na matrícula, os estudantes que desejam seguir na REE devem aproveitar esses primeiros dias, em função do aumento da procura por vagas”, disse o Coordenador de Informações Gerenciais da SED e responsável pela Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino, professor Alciley Lopes.

Matrícula Digital 2023

O calendário da Matrícula Digital foi iniciado no mês de setembro com o período de Atualização Cadastral dos estudantes que fazem parte da Rede Estadual de Ensino (REE). A etapa teve como foco a necessidade da inserção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos alunos já matriculados na REE.

Realizada todos os anos, a Atualização Cadastral consiste no preenchimento dos dados que serão utilizados pelos gestores escolares para o contato com estudantes e familiares/responsáveis, quando necessário. Além disso, as informações fornecidas às escolas auxiliam no levantamento de dados referentes à Rede Estadual de Ensino.

Com o correto preenchimento dos dados, é possível monitorar e realizar os acompanhamentos necessários de forma mais prática e objetiva. Entre os benefícios está a realização das ações de Busca Ativa e o encaminhamento das informações dos estudantes via Censo Escolar (Ministério da Educação), de responsabilidade das equipes escolares, e que poderá ser feito de forma mais ágil e assertiva.

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do País, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Como parte do calendário, a abertura do período de pré-matrículas da Rede Estadual será no dia 28 de novembro e seguirá disponível até o dia 31 de dezembro de 2022.

Surgiu alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Estado de Educação (SED) orienta para que pais/responsáveis mantenham contato com as equipes de gestão escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino (REE).

Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Matrículas, pelo telefone 0800-647-0028.

Vinícius Espíndola – SED
Foto: Arquivo

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias