As oficinas visam orientar os coordenadores estaduais e municipais quanto ao planejamento da implementação do eixo apoio técnico e financeiro do PBE.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, durante o mês de julho, um novo ciclo de oficinas técnicas com os estados e municípios contemplados no Eixo Apoio Técnico e Financeiro do Programa Brasil na Escola (PBE).
As oficinas técnicas têm como objetivo orientar os representantes e os coordenadores estaduais e municipais quanto ao planejamento da implementação do Eixo 1 do PBE. Na ocasião, serão apresentados os resultados da adesão de estados e municípios, bem como das escolas validadas para participarem do referido eixo.
A apresentação de orientações detalhadas quanto ao planejamento da implementação do eixo, a ser realizado pelos entes e pelas escolas participantes do PBE também será pauta das oficinas. As oficinas serão realizadas por estado, tendo início nesta sexta-feira (09), com o atendimento ao estado do Ceará.
Os agendamentos serão realizados em alinhamento com as secretarias estaduais e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Dessa forma, é importante que os municípios contemplados pelo PBE fiquem atentos aos comunicados da Undime, para que não percam a data agendada para a oficina.
Sobre o Programa Brasil na Escola
O PBE foi instituído pela SEB, com o intuito de induzir e promover estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar, com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Além disso, o Programa objetiva auxiliar na elevação da frequência escolar dos anos finais e diminuição dos índices de evasão e abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental, como também elevar a aprendizagem e, consequentemente, o desempenho nas avaliações nacionais.
Com informações de Dourados News