quinta-feira, 29 fev 2024

MEC parabeniza Prefeitura e Semed por superar meta no acompanhamento da frequência escolar
Dourados

MEC parabeniza Prefeitura e Semed por superar meta no acompanhamento da frequência escolar

Redação
01 novembro – 2023 | 10:10
Semed realiza acompanhamento constante da frequência escolar / Foto: Arquivo/Assecom

Dourados apresentou mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar, um dos requisitos utilizados para dar direito ao cidadão ao Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Dourados e a Semed (Secretaria Municipal de Educação) receberam o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) pelo trabalho realizado de monitoramento da frequência escolar dos alunos da Reme. Uma das principais estratégias para assegurar ao cidadão os direitos sociais do programa Bolsa Família.

No documento, o MEC agradece e parabeniza Dourados por apresentar mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar, superando a meta estabelecida pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

“Tal engajamento do Município, ao impedir baixos índices de frequência – indicadores da situação de risco que devem ser considerados nas políticas de proteção às famílias – foi fundamental para a permanência de crianças e jovens na escola”, consta.

O Prefeito Alan Guedes reforçou a importância do reconhecimento do Ministério para a cidade. “Isso é fruto do nosso compromisso com a educação e com os nossos alunos. É uma honra receber esse documento e quero agradecer a todos os servidores da educação pelo trabalho de excelência desenvolvido por nossos alunos da Reme”, disse.

A secretária da Semed, Ana Paula Benitez Fernandes, explica que o MEC apoia e monitora, através do Sistema Presença, o registro da frequência escolar dos estudantes, que é uma das condições para que as famílias recebam os recursos do Bolsa Família, além disso, o direito à educação e a oferta de serviços de educação dignos e de qualidade são responsabilidades tanto da União e Estados, quanto do município, por isso Dourados desenvolve esse acompanhamento com alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino).

“Fomos parabenizados pelo MEC devido nosso acompanhamento da frequência escolar. Esse trabalho é feito pelos coordenadores pedagógicos, quando a criança falta por dois dias consecutivos sem os pais informarem os motivos, nós vamos atrás, ligamos, vamos em casa e, caso não obtenhamos resposta, entramos em contato com o Conselho Tutelar e Ministério Público, para evitar que essa criança caia na evasão escolar”, disse.

Ainda segundo a secretária, o sistema de frequência é alimentado diariamente, e um servidor da Semed monitora e lança mensalmente os dados no sistema do Bolsa Família.

“O reconhecimento do MEC para a Educação de Dourados veio por meio dessa busca ativa constante, que impede a baixa frequência e a evasão escolar”, finaliza.

De acordo com o MEC, a parceria entre governo federal e municípios permite a construção de uma educação de qualidade.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias