sexta-feira, 29 mar 2024

Medo de fraude? Confiras as dicas do TSE para confirmar que seu voto deu certo

Medo de fraude? Confiras as dicas do TSE para confirmar que seu voto deu certo

24 outubro – 2018 | 13:13

No segundo turno das Eleições 2018, que acontece neste domingo (28), a ordem de votação para Mato Grosso do Sul é primeiro para o candidato a governador e, em seguida, para presidente, digitando, para cada cargo, dois números. A orientação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que não haja a confusão que aconteceu no 1º turno em relação à lisura das urnas.

Na ocasião, muitos eleitores votaram na ordem errada para presidente e, por isso, a foto do candidato não aparecia na tela, já que naquele momento era a vez de se votar em outro cargo.

De acordo com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, não há “base empírica” para as “criativas teses” em mensagens de conteúdo falso que lançam suspeitas sobre o processo eleitoral.

Segundo a ministra, como o sistema de votação das urnas eletrônicas é auditável, uma eventual fraude deixaria “digitais”.

No dia 19 de outubro, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu à Polícia Federal abertura de inquérito para investigar a divulgação de informações falsas por empresas contra os candidatos à presidência, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

“As criativas teses que intentam contra a lisura do processo eleitoral não possuem base empírica. Estão voltadas à disseminação rápida de conteúdos impactantes sem o compromisso com a verdade. A resposta da instituição, ao contrário, há de ser responsável, após análise das imputações. Reafirmo: o sistema eletrônico eleitoral é auditável. Qualquer fraude nele necessariamente deixaria digitais, permitindo a apuração das responsabilidades.”, afirmou a presidente do TSE.

Fonte: MidiaMax

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias