domingo, 28 abr 2024

Ministério da Agricultura Confirma Primeiro Caso de Gripe Aviária em Aves Domésticas no MS
Geral

Ministério da Agricultura Confirma Primeiro Caso de Gripe Aviária em Aves Domésticas no MS

Redação
19 setembro – 2023 | 10:10
Imagem ilustrativa.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou o primeiro caso de gripe aviária (IAAP – H5N1) em aves domésticas de subsistência em Bonito, Mato Grosso do Sul, marcando o terceiro caso em aves de subsistência no Brasil. Apesar disso, as autoridades garantem que não há risco para a produção comercial e o comércio internacional de produtos avícolas.

O MAPA informou que medidas sanitárias estão sendo aplicadas para conter e erradicar o surto e que a vigilância na região foi intensificada. Eles também reiteraram que não há estabelecimentos avícolas industriais na área de risco e que o consumo e exportação de produtos avícolas continuam seguros.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) e a prefeitura de Bonito confirmaram estar cientes do caso e estão trabalhando em conjunto com o governo estadual e a Secretaria Municipal de Saúde.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também emitiu uma nota reforçando a importância da biossegurança e ecoando as recomendações do MAPA para acionar o serviço veterinário em caso de suspeita da doença.

O Brasil agora tem um total de 103 casos confirmados de gripe aviária, mas o MAPA enfatiza que o status do Brasil como livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) não foi alterado, pois não há registros da doença na produção comercial.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias