quarta-feira, 24 abr 2024

Ministério da Saúde alerta que Covid-19 não acabou e vacinas seguem fundamentais

Ministério da Saúde alerta que Covid-19 não acabou e vacinas seguem fundamentais

08 maio – 2023 | 10:10

Em Dourados, vacinação fez cair consideravelmente números de casos graves da doença e óbitos.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de domingo (7). A mensagem destacou a declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde), que decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19 após mais de três anos. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Segundo a ministra, a medida deve ser comemorada, mas com ressalvas, já que a covid-19 ainda não acabou e a vacinação continua fundamental para se proteger contra formas graves da doença. “É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem”, disse, em postagem de rede social.

Durante a transmissão, Nísia disse que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação. Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos.

“É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas. Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”, afirmou.

Em todo o mundo, a pandemia levou à morte mais de sete milhões de pessoas, número que pode estar subestimado. Somente no Brasil, o número de vidas perdidas ultrapassou as 700 mil.

Vacinas contra Covid-19 estão disponíveis nas UBS’s e ofertadas em diversas ações sociais.

 

Dourados 

Desde o início da pandemia, o município de Dourados registrou 768 óbitos causados pela covid-19, mas, graças ao avanço da vacinação e as doses de reforço, o número de casos que se agravam e, principalmente de mortes, tem caído a cada semana.

Em 2023, até o último boletim epidemiológico semanal da covid-19, foram confirmados 911 casos positivos de covid-19. Desses, apenas 20 pacientes evoluíram para forma mais grave e precisaram ser internados. Neste ano foram registrados cinco óbitos, o último há cerca de duas semanas.

De acordo com o gerente do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Edvan Marcelo Marques, a vacinação faz toda a diferença na evolução desses números. “Quem está com o calendário vacinal em dia, se tiver contato com o coronavírus, a possibilidade de desenvolver forma grave da doença é mínima, o que evita a necessidade de internação também, desafogando o sistema de saúde, ao contrário do que aconteceu no auge da pandemia, quando ainda não tínhamos a vacina”, explica.

Outra vantagem da vacina é que, segundo as pesquisas, a pessoa que contrai a covid-19 com a imunização em dia, tem a possibilidade de transmissão do vírus diminuída consideravelmente. “A vacinação é a forma mais  eficaz de diminuir a contaminação e o surgimento de novas variantes do Coronavírus. É a melhor forma de proteção”, resume o farmacêutico Emerson Eduardo Corrêa, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Em Dourados, as vacinas contra a Covid-19, assim como outras do PNI (Plano Nacional de Imunizações) estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, na Sala de Vacinação do PAM e sempre são ofertadas também em ações sociais realizadas em diversos pontos da cidade.

Vacina bivalente da Pfizer podem ser aplicadas em pessoas com ciclo primário.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias