sexta-feira, 29 mar 2024

Moradores criam páginas para apontar problemas e ajudam a transformar bairros em Campo Grande

Moradores criam páginas para apontar problemas e ajudam a transformar bairros em Campo Grande

31 outubro – 2021 | 9:09
Ao expor necessidades, líderes comunitários 'virtuais' buscam melhorias para os bairros. - Leitor/Nova Campo Grande

Nas redes sociais, eles denunciam problemas e informam sobre serviços à comunidade

As páginas criadas nas redes sociais com informações sobre bairros têm crescido cada vez mais em Campo Grande. Com o objetivo de apontar problemas e divulgar serviços à comunidade, moradores acabaram se tornando ‘líderes comunitários virtuais’ e contribuem para transformar o cenário do bairro.

[Colocar ALT]
Raphael criou página sobre o Aero Rancho. (Foto: Arquivo Pessoal)

O Aero Rancho é o bairro mais populoso de Campo Grande e possui diversas necessidades. Nascido e criado no bairro, o performador digital Raphael Palhano, de 29 anos, decidiu criar uma página que reúne informações para os moradores. As informações são variadas e ajudam a deixar os residentes atualizados sobre tudo que acontece na comunidade.

Desde notícias sobre casos de polícia, como desaparecimentos e acidentes de trânsito, até problemas causados pelo mau tempo, como quedas de árvores e falta de energia, são noticiados na página ‘Nas ruas do Aero Rancho’. A página também atualiza os moradores todos os dias sobre as escalas médicas, que é, segundo Raphael, uma das principais necessidades dos moradores.

O administrador da página explica que percebe a falta de pediatras nas unidades de saúde do bairro. “Crianças devem ser prioridade. Além disso, muitos aqui não têm asfalto. Prepararam as ruas, deixando a terra fofa e não asfaltaram. Além da lama, a poeira está trazendo problemas respiratórios às crianças. Andando pelas ruas asfaltadas, você se perde em remendos. Um recapeamento de qualidade é muito bem-vindo”, pontua.

Raphael explica que não é líder comunitário e que a ideia de criar a página nasceu após perceber que o bairro precisa de um acompanhamento direcionado às necessidades dos moradores. Ele reforça que não tem vínculos políticos. “Tenho paixão pelo assunto e cada um ajuda na sociedade como pode. Nem todos têm grana para auxiliar, mas podem ajudar com o conhecimento e o tempo, que é o meu caso”, conta.

O trabalho de atualizar a comunidade sobre as informações do Aero Rancho é feito somente por ele, mas ele afirma que a página está crescendo. Muitos moradores enviam demandas e informações, mas ele faz questão de conferir os problemas in loco. “Sou eu quem sai tirando fotos de bueiros, lâmpadas queimadas, pontos de ônibus totalmente escuros. Os problemas são inúmeros e eu ainda nem comecei”, garante.

O motorista de aplicativo Marcelo Rodrigues, de 34 anos, é outro morador empenhado em melhorar o bairro onde mora. A página sobre o bairro Nova Campo Grande também expõe necessidades do bairro e, com a ajuda dos moradores, já conseguiu provocar mudanças. Marcelo explica que uma das principais vitórias foi conseguir pavimentação para diversas ruas.

[Colocar ALT]
Marcelo decidiu criar página para denunciar problemas no Nova Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

A página do Nova Campo Grande foi criada há três anos, quando Marcelo saiu do emprego e passou a atuar como motorista de aplicativo. Ao circular pelas ruas com os passageiros, ele passou a ver o bairro com outros olhos. Cada dia era um trajeto diferente e Marcelo começou a conhecer as necessidades da região, principalmente com relação à falta de asfalto.

O morador percebeu que o mato havia tomado conta de uma das avenidas do bairro e que a outra tinha um buraco que quase cabia um carro dentro. Ao perceber os problemas, ele não viu alternativa a não ser tomar uma atitude. “Pensei: eu moro aqui, tenho que fazer algo por esse bairro. E aí você vai conhecendo mais problemas, recebendo mais reclamações. Faço vídeo da rua, tiro foto de onde buraco era muito grande, reclamo de iluminação”, conta.

Como não tinha contato com os outros moradores, Marcelo criou a página para expor as necessidades do Nova Campo Grande. Com o tempo, ele passou a ser conhecido e se tornou líder do bairro. “Eu não sabia o que fazer, não conhecia ninguém. Eu criei uma página, o negócio cresceu. Depois de um ano, me tornei presidente do bairro, vou até 2023”.

Com o passar dos anos, a mobilização cresceu. Atualmente, além da página, os moradores do Nova Campo Grande contam com grupos de WhatsApp e até páginas sobre vendas. O saldo da iniciativa foi que, além de expor problemas e conseguir melhorias, Marcelo também conseguiu unir os moradores.

“A ideia inicial era mostrar que o bairro estava abandonado, os moradores precisavam acordar, senão as coisas não andam”.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias