Altas temperaturas e umidade podem trazer instabilidades atmosféricas ao estado
Nesta semana, Mato Grosso do Sul encara uma previsão climática de dias ensolarados com intervalos de nuvens, contudo, a mistura de temperaturas elevadas e umidade elevada pode desencadear pancadas de chuva características da estação do verão. “Em determinados momentos, pode chover em uma localidade enquanto a vizinha experimenta apenas um aumento na cobertura de nuvens”, detalha Valesca Fernandes, meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ligado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O estado se prepara para possíveis precipitações fortes, trovoadas e ventanias. Fernandes aponta que essas instabilidades são geradas pelo calor do dia e a umidade presente na atmosfera.
Para o período de segunda (5) a quinta-feira (8), espera-se que as chuvas mais significativas ocorram nas áreas Centro, Norte, Bolsão e Pantanal. Por outro lado, as regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado devem registrar temperaturas máximas próximas a 38°C, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 45%, em função de uma circulação anticiclônica. Ainda assim, não se exclui a chance de pancadas de chuva e tempestades isoladas nestas áreas.
Temperaturas variam significativamente entre as regiões, com mínimas de 21°C a 24°C e máximas chegando a 38°C nas regiões Sul e Leste. As regiões Norte, Bolsão e Pantanal têm previsões de mínimas similares, com máximas não ultrapassando os 34°C. Na região Sudoeste, os termômetros devem mostrar mínimas entre 25°C e 26°C, com máximas também podendo alcançar os 38°C.
Para a capital, Campo Grande, as expectativas são de mínimas entre 21°C e 22°C, e máximas chegando a 32°C. Os ventos predominantes virão dos quadrantes Norte e Leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, e possibilidade de rajadas superiores a 50 km/h.
Foto: Saul Schramm