sexta-feira, 21 jun 2024

MS Qualifica abastece o mercado de trabalho com profissionalismo
Governo do MS

MS Qualifica abastece o mercado de trabalho com profissionalismo

Redação
06 junho – 2024 | 11:11

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senac e a participação da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) comemorou, na noite desta terça-feira (4), na unidade do Senac em Dourados, a conclusão de cursos que contemplou 23 turmas, com 532 alunos formados, do programa ‘MS Qualifica’, iniciativa lançada em 2023 pelo governador Eduardo Riedel com o objetivo de capacitar mão-de-obra no rumo do crescimento profissional e pessoal.

Projetado para atender diversas demandas, o programa pretende capacitar mais de 13 mil pessoas em todo o estado com cursos gratuitos, focando especialmente em quem está fora do mercado de trabalho e jovens em busca de novas perspectivas. “Esse é o momento de celebrar o esforço e a dedicação de cada um”, disse, na abertura da cerimônia de entrega dos certificados, a gerente do Senac no Município, Lucélia Castro.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o Governo no ato e disse da disposição do Estado em preparar mão-de-obra para abastecer o mercado de trabalho composto hoje por empreendimentos que enxergam no Mato Grosso do Sul “a bola da vez do investimento nacional”. Em nome dos formandos, a venezuelana Lisanip Maibel Aray Iarazona, morando há três anos no Brasil, disse que realizou um sonho ao concluir três cursos no programa.

“Temos aqui, na área de bens, serviços e turismo, o cuidado com o empreendedorismo que atrai muitas indústrias e novas empresas para o Estado. Não há como falar em prosperidade num Estado rico como o nosso com as pessoas sendo deixadas pra trás. Por isso, esse cuidado especial com as pessoas que buscam o aperfeiçoamento e se inserem nesse mercado de trabalho”, discursou o vice-governador.

Como exemplo, Barbosinha citou o empreendimento de suinocultura que é desenvolvido pela empresa JBS/Seara em Dourados. “Com o incremento da planta de expansão no Município, o grupo saiu de 5.000 para 10.000 suínos abatidos por dia, abrindo o mercado de trabalho para mais 3.000 pessoas, isso exige qualificação”.

No MS Qualifica, definiu o vice-governador, o Estado abraça a diversidade e recebe todos aqueles que desejam ingressar nesta jornada de crescimento, “como vemos aqui nesta noite, com pessoas de todas as idades sendo preparadas para novas oportunidades”.

Atendendo demandas

O “MS Qualifica” nasceu desse conceito, de ajudar as pessoas a terem acesso aos empregos disponíveis em diversos setores, que não vinham sendo preenchidos por falta de qualificação. O Governo do Estado vem realizando um trabalho “transversal” com várias secretarias, instituições, iniciativa privada, por meio de parcerias e convênios.

Por exemplo, para realização do primeiro programa do MS Qualifica, o “Voucher Transportador”, o Governo, por meio da Semadesc (a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), firmou parceria com o Sest/Senat, que promoveu a qualificação dos motoristas; o Detran-MS contribuiu com a isenção de taxas para os profissionais incluírem as letras “D” e “E” na carteira de habilitação. E, por fim, o setor de transportes garantiu que os profissionais capacitados tivessem acesso as vagas na função de motoristas de cargas que tem uma grande oferta e demanda, em função da expansão do escoamento da produção, principalmente na área de celulose. “Queremos qualificar 2.000 motoristas para carretas e ônibus, existe uma demanda por 5.000 motoristas e esse programa visa atender nesse sentido a um mercado cada vez mais emergente”, falou Barbosinha.

O gestor da Casa do Trabalhador, da Funtrab em Dourados, disse que as pessoas que estão buscando uma oportunidade podem esperar por mais opções em termos de cursos em diferentes áreas para o segundo semestre. “Nosso papel é para poder colocar cada vez mais pessoas no mercado, existe um crescimento gigantesco por mão-de-obra qualificada e a nossa responsabilidade é de entregar resultados”, disse Fabiano Friske, citando números do Caged (o Cadastro Geral de Emprego) do Ministério do Trabalho: em 2024, mais de 4.900 pessoas já foram contratadas com carteira assinada no Estado.

O Plano Estadual de Qualificação Profissional cumpre o objetivo de contribuir com os trabalhadores para obtenção de melhores empregos, criar novas oportunidades e aumentar a renda da família, promovendo inclusão social.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias