quinta-feira, 28 mar 2024

Mudança de estação aumenta áreas de instabilidade em Mato Grosso do Sul

Mudança de estação aumenta áreas de instabilidade em Mato Grosso do Sul

21 setembro – 2020 | 7:07

Depois de um longo período de estiagem a troca de estação promove aumento de áreas de instabilidades em Mato Grosso do Sul. O inverno se despede na próxima terça-feira (22) dando lugar a primavera que vai até 21 de dezembro.

Segundo estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) as precipitações devem ocorrer gradativamente no Estado até quarta-feira (23), sendo a segunda (21) e a terça-feira (22) os dias em que a chuva ocorre com maior intensidade.

Embora a meteorologia indique baixo volume de chuva – 10 milímetros para o período entre 19 e 23 de setembro – as condições promovem mudança significativa no calorão e secura que vinham castigando o Estado.

Para esta segunda-feira (21) a previsão é de tempo instável. O dia terá céu nublado e há expectativa de chuva para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A variação da umidade relativa do ar está estimada entre 80% a 45%. Vento fraco a moderado em todas as regiões, e temperaturas podendo variar entre 13°C a 32°C. Para a Capital a mínima estimada é de 18°C e a máxima de 26°C.

Chuvas em maior quantidade

Chuvas mais significativas são esperadas entre os dias 27 a 29 de setembro em Mato Grosso do Sul. Nesse período as áreas de instabilidades voltam a se intensificar dando condições para chuvas em maiores quantidades em todo Estado, segundo o Cemtec.

As regiões central, norte e bolsão poderão ter acumulados menores em até 20 milímetros acumulados e as regiões pantaneira, sudoeste e sul poderão ter os maiores acumulados no período chegando até 50 milímetros, mostrando condições para chuvas de fraca a moderada intensidade na ocasião.

O órgão reforça que devido ao período de estiagem prolongado podem ocorrer condições adversas no tempo, como chuvas intensas, ventos fortes e raios. É necessário o acompanhamento da estimativa que pode sofrer alterações futuras.

 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias