Mudança de estação pode aumentar volume de chuvas no Estado; confira previsão estendida do Cemtec

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
15/03/2022
Redação

Previsão estendida do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, com base no modelo GFS, para os próximos 15 dias em Mato Grosso do Sul indica a continuidade de chuvas irregulares até o dia 22 de março, e maiores volumes para o restante do mês que também terá como marco o início do outono. A nova estação terá início no próximo domingo, 20 de março. 

No período entre 14 a 22 de março, existe a probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados de chuva tendem a ficar entre 5-50 mm devido ao avanço de uma frente fria, associada a combinação de calor e umidade com o deslocamento de cavados. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para a região leste. 

Maiores volumes de chuva estão previstos para o período entre 22 a 30 de março, quando existe a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Neste período os acumulados podem variar entre 5-125 mm, especialmente nas regiões sudoeste e leste do Estado.  

O Cemtec destaca que é importante acompanhar as atualizações das previsões semanais, devido às incertezas inerentes à previsão do tempo. 

Terça-feira de tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul 

A terça-feira (15) terá predomínio de tempo firme em Mato Grosso do Sul. O sol aparece com variação de nebulosidade em grande parte do Estado. 

Para as regiões centro-norte e leste/nordeste, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios devido a combinação de calor e umidade, associada ao deslocamento de cavados. A tendência é de acumulados acima de 30 mm em 24h nestas áreas. 

Durante as madrugadas as temperaturas mínimas seguem amenas, enquanto as máximas iniciam gradativa elevação. Para esta terça são esperadas mínimas entre 18°C a 22°C e máximas de 28°C a 32°C. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para a Capital e alguns municípios do Estado. 

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this