sexta-feira, 26 abr 2024

Mutirão do TRF3 une forças com Governo de MS em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade

Mutirão do TRF3 une forças com Governo de MS em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade

10 março – 2023 | 10:10

Com o objetivo de promover a cidadania, assistência social e assessoria jurídica, entre outros, para pessoas em situação de vulnerabilidade, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) promove nos dias 6, 7 e 8 o Pop Rua Jud Pantanal, mutirão de atendimentos, que acontece na UAIFA I (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias), em Campo Grande.

Na abertura dos serviços, nesta segunda-feira (6), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representou o governador Eduardo Riedel e destacou a importância da união das instituições públicas e privadas, federais, estaduais e municipais no desenvolvimento de ações que culminam no atendimento às pessoas que vivem nas ruas ou em situação de maior vulnerabilidade. “A realização conjunta dessas ações impactará positivamente a vida dos sul-mato-grossenses, oferecendo atendimentos sociais e na área de saúde, assistência jurídica qualificada e efetivo acesso ao judiciário para a garantia dos direitos”, destacou Ana Ali.

O projeto Pop Rua Jud atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Na prática, a regra prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.

Desembargadora federal Marisa Santos, presidente do TRF3

Esta é a primeira edição do TRF3 em Mato Grosso do Sul. Conforme a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, a ação foi realizada duas vezes em São Paulo, com média de 10 mil pessoas atendidas em cada edição. “A ideia central é garantir a cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de prestarmos serviços fundamentais como a emissão de documentos básicos para qualquer cidadão, também trabalhamos nas frentes da assistência Social, assessoria jurídica e serviços”, explicou a desembargadora.

Pop Rua Jud conta com as parcerias do Governo do Estado, Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Funtrab (Fundação do Trabalho), Sanesul, prefeitura de Campo Grande, tribunais eleitorais e outras instituições do âmbito estadual e federal.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes, reforçou a necessidade de ações em parcerias para alcançar maior número de pessoas atendidas. “Esse esforço coletivo é uma boa oportunidade de transformarmos a vida das pessoas que não têm acesso aos serviços básicos”, completou.

Beatricce Bruno, comunicação PGE
Fotos: Guido Brey Jr

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias