quinta-feira, 25 abr 2024

Na aldeia: Riedel e Tereza apresentam suas propostas para comunidades indígenas

Na aldeia: Riedel e Tereza apresentam suas propostas para comunidades indígenas

25 agosto – 2022 | 18:18

Candidato ao Governo do Estado, ele ouviu demandas e recebeu o apoio dos caciques

Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), acompanhado da ex-ministra e candidata ao Senado, a deputada federal Tereza Cristina (PP), estiveram ontem, quarta-feira (24) e hoje em Aquidauana, onde reuniram-se com lideranças indígenas na região. Além das demonstrações de afeto recebido, entregaram às lideranças suas propostas para fortalecer as comunidades de povos originários no Estado. O município tem 10 aldeias, reunindo cerca de 1.630 famílias.

“Vamos definir um plano de governo para as comunidades indígenas, com o intuito de atender as suas necessidades. Precisamos colocar em prática políticas públicas transversais que beneficiem toda a comunidade. Faço aqui meu compromisso com todos vocês, não desistirei das nossas aldeias”, afirmou Riedel ao lado do prefeito do município, Odilon Ribeiro, que reforçou: “Eduardo, nós queremos, junto com você, realizar um grande trabalho para as nossas aldeias. Todas as lideranças indígenas estão compromissadas com este projeto”, assegurou.

Parceira de Riedel na chapa, Tereza Cristina, foi na mesma linha. “Como ministra da agricultura eu tive muito contato com as comunidades indígenas e o Eduardo Riedel se dedica bastante a essa causa aqui no estado. Como senadora vou poder ajudar muito essas comunidades, temos muitas causas a serem discutidas. Quero ser esse elo, essa ponte que vai trazer muitos benefícios para todos vocês”, avisou.

Entre as propostas apresentadas por Eduardo Riedel estão ações direcionadas para as aldeias do contexto urbano; concurso para professores indígenas; assegurar o pagamento do benefício para os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e para os Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN); retomada dos Jogos Indígenas; respeitar o calendário do plantio indígena, com diversificação de sementes; fornecer mais maquinário para as aldeias; implantar a piscicultura nas aldeias; melhorar as estradas de acesso às comunidades; abrir mais cadastros para cestas básicas; construir mais casas; promover cursos de capacitação (padaria, corte e costura, cabeleireiro, mecânico e construção); criar universidades nas aldeias; levar salas digitais, com antena e cursos de informática; ampliar o Mais Social, a Tarifa Social de Luz e o CNH Social para os indígenas; investir em centros culturais, para o fortalecimento da identidade cultural, construção e expansão e escolas estaduais; criação de praças e campos de futebol; criação de mais postos de saúde e do Samu Indígena; criar uma Ouvidoria Indígena com um canal direto entre as aldeias e o Governo, além de ter mais indígenas no Governo com a criação de uma Superintendência Indígena, com núcleos em cada secretaria de Estado.

“Sei que muitos jovens das aldeias de Aquidauana estudam na UEMS e na UFMS, em Campo Grande e Dourados. Eles têm que ir e voltar todos os dias. Por isso, a Universidade nas Aldeias é um projeto que está sendo aguardado para facilitar essa logística para esses estudantes. É um projeto que terá a minha atenção”, assegurou Riedel.

As propostas foram bem recebidas por lideranças indígenas. O Cacique Ademir Soares, o Dodó, da Aldeia Ypegue, afirmou que a aldeia está com Riedel. “Nós temos um carinho e uma grande admiração por toda a sua trajetória. Pode contar com nosso voto e apoio, precisamos de alguém como você no Governo. O nosso futuro está em nossas mãos, por isso a comunidade apoia Eduardo Riedel”.

“A visita do Riedel aqui em nossa comunidade é muito importante para todos nós. Temos a certeza que ele dará continuidade aos trabalhos bem feitos do Reinaldo. Precisamos de pessoas comprometidas com as causas indígenas e eu acredito que o Riedel é essa pessoa”, disse o cacique Célio Fialho, da aldeia Bananal.

No mesmo tom, o cacique Antônio dos Santos, da aldeia Limão Verde, destacou: “Esse momento é de suma importância muito grande para nossa comunidade. Vamos, sim, apoiar o Eduardo Riedel com o objetivo de trazer melhorias para nossa aldeia. Precisamos de melhorias na agricultura, rodovias e moradias. Acredito que com ele vamos ter tudo isso, então estamos com Riedel, para benefício de nossa comunidade “, finalizou.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias