sexta-feira, 29 mar 2024

Neste “Dia do Pediatra”, Prefeitura aumenta compromisso com atendimento e reforça que conta com quatro pediatras no quadro de médicos no município

Neste “Dia do Pediatra”, Prefeitura aumenta compromisso com atendimento e reforça que conta com quatro pediatras no quadro de médicos no município

27 julho – 2022 | 13:13

Atualmente atendem no município os Médicos Pediatras Dr. José Rodolfo Amaral Gonçalves, Dra. Gabriela Marinho Maffei, Dra. Nathalia Amantéa Cirne e Dr. Carlos Eduardo Camargo.

Comemorado anualmente no dia 27 de Julho, data escolhida por ter sido a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1910 o “Dia do Pediatra” é uma data importante e em Maracaju a data é celebrada junto ao informativo sobre a disponibilidade de 4 (quatro) profissionais da área.

Atualmente em Maracaju, conta-se com 4 (Quatro) pediatras, sendo: Dra. Gabriela Marinho Maffei, Dr. José Rodolfo Amaral Gonçalves, Dra. Nathalia Amantéa Cirne e Dr. Carlos Eduardo Camargo, atendendo nas seguintes unidades: Centro de Especialidades Médicas (CEM), UBS Nestor Muzzi, UBS Clementino Barros Wanderlei, UBS Ambrózio Olegário de Lima e UBS Dr. Walfrido Ferreira de Azambuja ESF Olidia Rocha.

Muito mais do que tratar doenças, o Pediatra faz o acompanhamento do desenvolvimento da criança e Maracaju conta com um time excelentes de médicos que orientam os pais e oferecem todo suporte para garantir o cuidado necessário para nossas crianças.” Destacou o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

O termo “pediatria” é derivado de palavras gregas que significam “criança”, “doutor/aquele que cura”, sendo a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos aspectos preventivos (aleitamento materno, imunizações, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudáveis – puericultura), e aos curativos (procedimentos e tratamentos das doenças exclusivas ou não da criança e do adolescente).

Quero aproveitar essa data para parabenizar os Médicos e Médicas Pediatras, profissionais fundamentais para o tratamento daqueles que sempre destaco, são o futuro de nossa cidade, estado e país, filhos e netos que tanto amamos e sempre iremos querer o melhor, ficamos gratos e felizes por poder em nossa administração reforçar os investimentos em saúde, possibilitando um melhor atendimento as crianças e famílias.” Destacou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Sobre o hábito de levar seus filhos no “Pronto Atendimento”.

O hábito – cada vez mais frequente – de usar o atendimento de urgência (“prontosocorrização”) para obter diagnósticos, tratamentos ou exames médicos rápidos faz com que a criança ou adolescente seja visto rapidamente, por alguém que não os conhece, nem à sua família, não sabe de seus antecedentes e histórico ou talvez nem seja pediatra de formação.

Nesse local não haverá oportunidade para que os pais tenham suas perguntas respondidas a respeito do crescimento, comportamento, habilidades e se seu filho está atingindo os marcos de desenvolvimento apropriados para a sua idade, não haverá tempo para fornecer as informações sobre as necessidades de nutrição, vacinas, saúde, segurança e atividades físicas. O atendimento é focado na urgência do momento, correndo o risco de subestimar algum processo que exija acompanhamento contínuo.

Os cuidados de puericultura realizados pelos pediatras, representam um dos maiores valores da medicina, ao oferecer qualidade e prevenir doenças e lesões que poderiam gerar um enorme custo emocional e financeiro.

Por isso, agendar sua consulta, buscando a Unidade Básica de Saúde, local em que o atendimento pode ocorrer de maneira mais personalizada é fundamental, evitando que seu filho ou filha seja atendido de uma maneira que “concorra” com urgências e emergências, possibilitando assim um atendimento mais adequado e melhor.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias