sábado, 20 abr 2024

Nível do rio Cachoeira volta ao normal no sul da Bahia e revela cenário de destruição

Nível do rio Cachoeira volta ao normal no sul da Bahia e revela cenário de destruição

02 janeiro – 2022 | 9:09

São árvores arrancadas, lixo e entulho carregados pela água. Nas ruas, máquinas e caçambas fazem a limpeza.

O nível do rio Cachoeira voltou ao normal no sul da Bahia e revelou um cenário de destruição.

Nas praias de Ilhéus, uma cena que surpreendeu os moradores. Milhares de caranguejos que a enxurrada arrastou. Voluntários se uniram para recolher e devolver ao mangue.

“Estou aqui trabalhando como voluntário para salvar a vida marinha. É muito triste a gente ver o nosso litoral desse jeito. Isso aqui é tudo caranguejo. Salvando vida aqui”, diz um voluntário.

A força do rio Cachoeira, que arrastou os animais, deixou um rastro de destruição. Neste sábado (1º), o rio já tinha voltado ao leito normal e deixava à mostra árvores arrancadas, lixo e entulho carregados pela água. Nas ruas, máquinas e caçambas recolhem lixo e entulho.

Nos bairros ribeirinhos de Itabuna, a destruição foi total. De algumas casas só sobrou a fundação. De outras, nem isso. Tudo veio abaixo. Ficaram só os destroços. E depois da enchente, que arrasou uma área, o local virou uma rua fantasma. Os moradores abandonaram tudo.

“A proporção da água foi tão forte que a geladeira foi parar lá em cima da casa. Não tem como ficar aqui não”, diz Saulo Santos.

Em áreas menos destruídas, moradores voltaram neste sábado tentando recuperar objetos, avaliando a situação das casas.

“O trabalho está começando agora, o trabalho da limpeza, para ver como vai ser com minha casa, estamos aqui na luta”, conta a consultora de produtos Mara Gama.

Enquanto moradores do sul da Bahia tentam recomeçar, em Cândido Sales, no sudoeste baiano, os ribeirinhos estão sendo retirados de casa. Não chove, mas o rio Pardo não para de subir por causa do aumento da vazão da barragem de Mineiro Machado.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias