sexta-feira, 29 mar 2024

No ano em que comemora 30 anos, UEMS incentiva a participação de mulheres em projetos de pesquisa

No ano em que comemora 30 anos, UEMS incentiva a participação de mulheres em projetos de pesquisa

30 março – 2023 | 7:07

Com a missão de promover e fortalecer as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação, com foco em ampliar o impacto na formação de recursos humanos e no desenvolvimento cientifico e tecnológico na sociedade sul-mato-grossense, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) também receberá não só investimentos, mas planeja desenvolver uma série de novas ações em comemoração aos 30 anos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

À frente da PROPPI há oito anos, a Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva, comemora a evolução que a instituição vem experimentando, especialmente no que diz respeito à participação das mulheres nas pesquisas científicas.

Segundo ela, o Programa de Mulheres e Meninas na Ciência é uma forma efetiva de oportunizar de fato direitos de igualdade. Hoje, nos editais de pesquisas lançados pela instituição é contabilizado um tempo maior, de cinco anos, para mulheres, tanto alunas quanto docentes, que tenham filhos na primeira infância.

A Pró-Reitora cita, inclusive, dados do Observatório de Mulheres da Universidade que revelam, que apesar de 50% dos docentes da UEMS serem mulheres, apenas 32% lideram grupos de pesquisas.

“Isso mostra o quanto temos que trabalhar para que de fato as mulheres se insiram neste espaço de forma representativa, uma política já atrelada o ODS 5 – Igualdade de Gênero”, explica a pesquisadora.

Luciana reforça que, além da pesquisa, a missão da UEMS é criar espaços e infraestrutura para que essas mulheres entrem na pesquisa, permaneçam e saiam, com sua formação, levando impacto para a sociedade sul-mato-grossense.

Prêmio Talentos da Pós-graduação

Em comemoração aos 30 anos, o edital do Prêmio Talentos da Pós-graduação, que premia melhores dissertações e teses defendidas no ano anterior, está inserido a categoria “mães pesquisadoras”.

Além disso, também foram adotados critérios de desempates em alguns editais, contemplando mulheres mães, tanto alunas quanto docentes. “É uma bandeira da nossa Pró-Reitoria, até porque 90% dos nossos cargos de lideranças são ocupados por mulheres”, completa.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias