terça-feira, 16 abr 2024

No “Dia Internacional da Reciclagem”, Prefeitura de Maracaju reforça compromisso com ações concretas e pede apoio da comunidade na separação correta dos resíduos.

No “Dia Internacional da Reciclagem”, Prefeitura de Maracaju reforça compromisso com ações concretas e pede apoio da comunidade na separação correta dos resíduos.

18 maio – 2023 | 12:12

Atualmente, Maracaju conta com coleta seletiva em todos os bairros, Recicla Maracaju em pleno funcionamento e com diversos investimentos.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vem a público reforçar o seu compromisso com ações concretas para a destinação correta dos resíduos sólidos, oriundos de residências e empresas do município.

Em alusão ao “Dia Internacional da Reciclagem”, comemorado anualmente em 17 de maio, o Poder Público Municipal comemora os resultados alcançados em ampliação dos resíduos sólidos coletados e destinados ao local correto, bem como, informa a comunidade investimentos importantes efetuados no Recicla Maracaju, cooperativa de separação de resíduos do município, onde foram ampliadas as equipes em parceria com o Instituto Recicleiros, adquiridos esteiras e outros equipamentos que facilitam o trabalho de separação, além de proporcionar mais segurança para os colaboradores, estes e outros investimentos serão alvo de uma grande ação nos próximos meses, confirmando o apoio da administração municipal neste segmento.

Este dia é uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre seus hábitos de consumo e sobre a importância de se adotar práticas mais sustentáveis. Por meio de pequenas ações, como separar corretamente o resíduo e adotar o reaproveitamento de materiais, cada pessoa pode contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Com objetivo de melhorar a gestão de resíduos do Município, agora contamos com a Gerência de Resíduos” disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann.

A Gerência de Resíduos Sólidos é um Departamento vinculado a SEDEMA, atuando exclusivamente na questão de coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos.

Em Maracaju, após a separação dos materiais pelos moradores, os resíduos são recolhidos pela coleta seletiva, que transporta os materiais até a Unidade de triagem RECICLA Maracaju. Na RECICLA Maracaju, ocorre a separação mais detalhada, onde cada tipo de material é classificado e preparado para a reciclagem. Posteriormente, os materiais recicláveis são encaminhados para as indústrias ou cooperativas de reciclagem, onde são transformados em novos produtos.

Em 2022, o município de Maracaju e RECICLA Maracaju destinaram para o reaproveitamento 207 toneladas de vidro, 209 toneladas de papel, 87 toneladas de plástico e 2 toneladas de metal.

Sobre o Dia Internacional da Reciclagem

Esta data foi criada visando incentivar a sensibilização sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem é um processo que consiste em transformar materiais descartados em novos produtos. Esse processo é importante porque, além de reduzir a quantidade de lixo descartado em aterros sanitários, também permite a economia de recursos naturais, como água e energia, e a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Nem todos os resíduos se degradam rapidamente no meio ambiente. Apesar dos diversos destinos errados na eliminação de resíduos, podemos encontrar maneiras positivas de se envolver no ciclo de produção, consumo e desperdício. Entra então os 5 Rs da sustentabilidade.

O que são os 5 rs?

Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.

  • Repensar: Seja um consumidor consciente, o consumo exagerado é uma das maiores causas para a degradação do meio ambiente.
  • Recusar: A etapa “recusar” envolve dizer “não” para desperdiçar sob a forma de descartáveis ​​de uso único, como: sacolas, canudo, lixo eletrônico, entre outros objetos de vida curta que possuem uma única passagem para a lata de lixo.
  • Reduzir: Evite o desperdício e adquira hábitos que diminuirá os impactos ao meio ambiente, como: imprimir frente e verso no papel, usar canecas ao invés dos copos plásticos, dar preferência para as embalagens retornáveis.
  • Reutilizar: Reaproveitar o produto significa dar uma nova utilidade para um item já usado, dessa forma, evitando um novo processo de produção daquela mercadoria. Aumentando a sua vida útil é possível produzir menos resíduos, impactando de forma positiva no meio ambiente.
  • Reciclar: A reciclagem consiste na transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado em um novo produto. No processo, existem mudanças em seus estados físicos, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias