quinta-feira, 28 mar 2024

No “Dia Mundial sem Tabaco”, Prefeitura de Maracaju alerta sobre malefícios do fumo e convida para Grupo de Tabagismo do CAPS

No “Dia Mundial sem Tabaco”, Prefeitura de Maracaju alerta sobre malefícios do fumo e convida para Grupo de Tabagismo do CAPS

31 maio – 2023 | 10:10

Data tem o objetivo de alertar sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público, especialmente nesta quarta-feira, 31-05, Dia Mundial sem Tabaco, alertar sobre os malefícios do fumo.

É sabido que quem fuma tem menos capacidade de resistência a infecções pulmonares, por isso o pulmão do fumante fica muito mais suscetível a infecções bacterianas, tuberculose e resfriados com tosse e catarro.

O cigarro é altamente inflamatório exatamente por conta dos radicais livres, que levam à inflamação das vias aéreas: brônquios e bronquíolos. A primeira doença a ser desenvolvida por quem fuma é a bronquite crônica. Com o passar dos anos, os alvéolos também são lesados, desenvolvendo o enfisema, uma doença degenerativa que dificulta a saída de ar. As substâncias presentes no cigarro podem mudar a constituição das células do pulmão, destruindo o tecido e causando tumores.

Conforme o secretário de saúde Thiago caminha, parar de fumar pode ser desfiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia. Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudar las a fazer isso.

Sabemos ainda que o fumo pode ocasionar doenças como infarto, derrame cerebral, diferentes tipos de câncer, doenças pulmonares, doenças arteriais, rugas, má circulação, entre tantas outras, por isso, cabe a nós, enquanto Poder Público, proporcionar ferramentas para que o fumante se torne em um ex-fumante. Nesta data tão importante, devemos lembrar que o Grupo de Tabagismo segue atuante em nossa cidade, acontecendo no CAPS. Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias