quarta-feira, 24 abr 2024

No mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho, a Prefeitura de Maracaju reforça importância dos cuidados com a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

No mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho, a Prefeitura de Maracaju reforça importância dos cuidados com a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

13 abril – 2023 | 14:14

Na Administração Municipal, Secretaria de Saúde e de Administração trabalham unidas por um ambiente mais seguro para os servidores.

Na Administração Municipal, Secretaria de Saúde e de Administração trabalham unidas por um ambiente mais seguro para os servidores.

 A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que aderiu “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional, é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades, onde a maior prioridade é a prevenção.

Temos uma preocupação em manter um ambiente de trabalho agradável e seguro, focando na saúde física e mental dos nossos servidores. Aproveitamos essa data para recomendar à classe empresarial e empreendedora de nossa cidade que proporcionar um ambiente seguro e preservar a saúde do colaborador deve ser compromisso de cada um.” Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

De acordo com Paula Brites, Secretária Municipal de Administração, a gestão municipal tem trabalhado de forma pioneira no cuidado com o ambiente de trabalho dos servidores públicos.

A Secretaria de Administração em parceria com a saúde foca no atendimento psicológico e também na segurança de trabalho dos nossos servidores, respeitando as individualidades e ouvindo a todos. Servidor Público respeitado e valorizado atende melhor e assim, alcança bons resultados para a sociedade Maracajuense.” Afirmou a secretária, Paula.

O que é adoecimento ocupacional?

É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.

O que é acidente de trabalho?

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/1991, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
A doença profissional ou doença do trabalho é uma condição de saúde adquirida como resultado direto do ambiente ou condições de trabalho. Essas doenças profissionais podem afetar trabalhadores de todas as áreas, desde operários industriais até funcionários de escritório. Algumas doenças profissionais comuns incluem:

  • Lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT): afetam os músculos, tendões e nervos devido a movimentos repetitivos, força excessiva ou posturas inadequadas;
  • Perda auditiva induzida pelo ruído: causada pela exposição a níveis elevados de ruído por períodos prolongados;
  • Doenças respiratórias: incluem asma ocupacional, pneumoconiose e câncer de pulmão causado pela exposição a poeiras, fumos ou substâncias químicas no local de trabalho;
  • Doenças dermatológicas: dermatite de contato e urticária causadas por exposição a substâncias químicas irritantes ou alergênicas;
  • Transtornos psicológicos: estresse, ansiedade e depressão causados por pressão excessiva no trabalho.

A prevenção das doenças profissionais envolve medidas como o uso de equipamentos de proteção individual adequados, avaliação e controle dos riscos ocupacionais, treinamento adequado dos trabalhadores e mudanças nos processos de trabalho para reduzir o risco de lesões ou doenças. É importante que os trabalhadores informem seus empregadores sobre qualquer sintoma de doença relacionada ao trabalho e busquem atendimento médico o mais cedo possível.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias