sexta-feira, 19 abr 2024

Nos próximos 15 anos os produtores rurais irão diminuir pela metade, diz Francisco Vila

Nos próximos 15 anos os produtores rurais irão diminuir pela metade, diz Francisco Vila

26 setembro – 2017 | 10:10

O mentor da Infield Francisco Vila fala como as tecnologias poderão ajudar o homem do campo para os próximos 20 anos.

Francisco Vila é formado em economia (Alemanha), administração (EUA) e gestão de projetos (Alemanha). Durante 15 anos docência em cursos de pós-graduação em Portugal e Alemanha.

Consultor internacional de governos, empresas, bancos e instituições multilaterais em diversos países. Pesquisador de modelos de gestão para a pecuária brasileira, consultor de sucessão familiar – Palestrante – Comentarista Conselheiro do COSAG/FIESP – Associação Brasileira do Novilho Precoce – CNA Comissão da Carne – Câmara Setorial da Carne do MAPA e Diretor da Sociedade Rural Brasileira.

Em entrevista ao NoticiasMS Francisco Vila fala sobre os novos desafios e como o homem do campo deve prosseguir para continuar no mercado.

 

NoticiasMS – Conforme a sua fala na palestra “quem tem conhecimento hoje, tem mais do que quem tem terra”, explica para gente um pouquinho essa visão, e o que o empreendedor e o produtor rural podem fazer para os próximos 20 anos?

Francisco Vila – Primeiramente vamos falar no passado, voltar lá atrás na pecuária que é mais fácil é uma atividade que pessoal conhece melhor. É o seguinte você tinha que ter terra e depois você tinha os animais, os animais se reproduziam e ao longo do tempo você crescia. E nos anos 70 quando metade do faturamento era lucro, então você não gastou esse dinheiro mas você comprou mais terra, este ciclo acabou. Porque agora a área ficou mais cara e a margem de lucro ficou menor, hoje é como um terreno dentro da cidade na periferia você tem 700m você pode fazer uma casa, se você tem 700 metros no centro você tem que fazer cinco andares que é muito mais caro. Estamos neste momento que vamos de 1 animal por hectare em direção de dois a três animais por hectare. EM uma visão para o futuro n´s vamos ter o seguinte aonde o Brasil tem 200 milhões de hectares de pasto, tem mais ou menos 200 milhões de bois em contrapartida 200 milhões de habitantes, então é um boi por hectare, por brasileiro, isto vai mudar no futuro teremos menos bois, menos hectares, mas teremos que aumentar a produção de carne.

NoticiasMS – Então como faremos para que essa visão aconteça?

Francisco Vila – Aplicando tecnologias e tecnologia é sinônimo de conhecimento, então a terra nós temos, o mercado nós temos, porque o mercado para carne e grãos vai crescer até 4% ao ano, diferentemente dos outros mercados o agronegócio vai continuar crescendo. A nossa preocupação é a oferta, temos fazer produtos melhores, mais seguros e mais produtos em cima da mesma terra. Isso nós chegamos com a introdução de tecnologias, ferramentas gerenciais esse é o novo cenário.

O que é diferente do que no passado é que no passado tinha um monte de tecnologias, mas você tinha a opção ou você aplica ou não aplica, hoje você não tem a opção você tem a obrigação. Quem não ta dentro do barco vai ta fora do mercado.

NoticiasMS – O agronegócio está mudando, como o produtor deve prosseguir para estar no mercado?

Francisco Vila – Em números o Brasil tem 5 milhões de produtores rurais e conforme a embrapa daqui 15 anos vai ter a metade. Como você faz para ficar naquela metade? É aplicando tecnologias e gerenciando melhor as pessoas que estão a sua volta, conhecer os mecanismos financeiros e entender como funciona a cadeia de valor e a cadeia produtiva.

 

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias