sexta-feira, 19 abr 2024

Número de vítimas após um deslizamento de terra no Japão é incerto

Número de vítimas após um deslizamento de terra no Japão é incerto

05 julho – 2021 | 14:14

Oficialmente, há 20 desaparecidos, mas o número de pessoas que estavam em região atingida por chuva é maior — pode ser de até 80.

Um deslizamento de terra deixou pelo menos três mortos e dezenas de desaparecidos na cidade de Atami, no Japão, no sábado (3). As atividades de busca foram retomadas nesta segunda-feira.

Com a ajuda de máquinas, soldados e socorristas retiravam montanhas de escombros e abriam passagem entre a lama.

Até o momento foram confirmadas 3 mortes, mas o balanço é considerado provisório. São consideradas oficialmente desaparecidas 20 pessoas. Porém, mais de 48 horas depois do deslizamento, as autoridades ainda tentam determinar o paradeiro de dezenas de pessoas que, acredita-se, estavam na região no momento da tragédia.

“O número de pessoas das quais não temos notícias caiu agora para 80, das 113 iniciais”, afirmou Hiroki Onuma, porta-voz de gestão de catástrofes em Atami.

“Estamos trabalhando duro para consolidar os números o mais rápido possível”, completou.

O prefeito de Atami, Sakae Saito, anunciou no domingo que o balanço de 20 pessoas oficialmente desaparecidas era “um número baseado nas informações enviadas ao governo da localidade na fase inicial da catástrofe” e que, portanto, poderia sofrer mudanças.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse nesta segunda-feira que realmente há incerteza sobre o número de mortos e ressaltou a prioridade para a busca por sobreviventes.

“O governo nacional, ao lado das autoridades nacionais, vai determinar quantas pessoas estão desaparecidas”, declarou Suga.

As equipes de resgate “estão fazendo todo o possível para salvar o maior número de pessoas, o mais rápido possível”, disse o primeiro-ministro.

Quase 130 casas e outros edifícios foram destruídos ou danificados no deslizamento de terra, que atingiu uma zona residencial de Atami na manhã de sábado e deixou um cenário desolador de destruição.

As buscas, interrompidas em alguns momentos pela chuva, foram retomadas nesta segunda-feira, com a participação de socorristas, policiais e soldados.

Atami, uma cidade balneária na encosta de uma montanha, 90 km ao sudoeste de Tóquio, registrou 313 mm de chuva em 48 horas na sexta-feira e sábado, contra a média de 242 mm no mês de julho nos últimos anos.

As fortes chuvas devem continuar nesta segunda-feira no município de Shizuoka, onde fica Atami, assim como em outras áreas do Japão, informou a agência meteorológica nacional, que advertiu para a possibilidade de mais deslizamentos de terra.

Nesta segunda-feira foram emitidas ordens de evacuação não obrigatórias para 35.700 pessoas no país, principalmente no município de Shizuoka.

Temporada de chuva

Grande parte do Japão está em plena temporada de chuvas, o que provoca inundações e deslizamentos de terra.

De acordo com os cientistas, o fenômeno é agravado pela mudança climática, pois a atmosfera mais quente retém mais água e aumenta o risco e a intensidade das chuvas extremas.

Nos últimos anos, o país enfrentou várias inundações recordes, com deslizamentos de terra, em diversos casos com um elevado número de vítimas.

 

France Presse

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias