sexta-feira, 29 mar 2024

O Baratão de Corumbá, pequeno grande monstrinho.

O Baratão de Corumbá, pequeno grande monstrinho.

03 novembro – 2018 | 14:14

Se você já passou por Corumbá, em MS, existem grandes chances de ter se deparado com uma gracinha dessas que vamos falar aqui! O susto pode ser grande à primeira vista, então, conheça agora (sem precisar ter medo) um pouco mais de perto a famíliaBelostomatidae ou o famoso baratão de Corumbá para os mais íntimos e popularmente chamada de Barata D’água.

O Baratão, barata d'água

O “Baratão de Corumbá”, não é barata

Poucos sabem que, na verdade, esse animal (não tão) queridinho da Cidade Branca não é uma barata e sim um membro da ordem dos hemípteros, ou seja, um percevejo aquático, sendo parente mais próximo da cigarra e da maria fedida do que da barata comum.

Seu tamanho pode até passar de 10 cm e é um feroz predador em áreas alagadas, vivendo às margens de lagos e represas ricas em plantas aquáticas.

É um animal robusto. Elas têm um corpo largo e chato, de coloração castanha e asas acinzentadas, que as ajudam a se camuflar muito bem entre as folhas.

Suas pernas anteriores são adaptadas para agarrar suas “vítimas”, que depois recebem uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa.

As pernas posteriores são próprias para nadarem e, apesar de não serem excelentes nadadoras, elas têm capacidade de reter o ar, permitindo o mergulho.

Baratão de Corumbá comendo rã

Podendo se alimentar de presas maiores que seu próprio tamanho, sua dieta é à base de caramujos, lesmas, girinos, salamandras, pequenos peixes e outros insetos,sugando seus líquidos orgânicos. Mesmo não sendo peçonhenta, os rumores são que sua picada é considerada uma das maiores dores que se pode sentir.

Para atrair as fêmeas, os machos fazem uma série de movimentos periódicos perto da superfície da água, gerando ondulações. A cópula ocorre durante a primavera e os ovos são postos em plantas aquáticas ou em matéria vegetal em decomposição.

Depois da cópula, a fêmea usa uma substância pegajosa para depositar os ovos nas costas do macho, onde eles permanecerão até eclodir. Alguns acreditam que elas fazem isso para evitar que o papai não se alimente dos ovos. Espertinhas!

Em alguns países da Ásia são consideradas iguarias e até fazem parte da culinária. Hmmmmm

Bom, para nós aqui, comparando assim, até que as baratinhas comuns são umas gracinhas, né?!

Fonte: Aquele Mato

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias