sexta-feira, 21 jun 2024

Obra de urbanização da Cachoeira dos Diamantes anima moradores e motiva comerciantes de Rochedo
Infraestrutura

Obra de urbanização da Cachoeira dos Diamantes anima moradores e motiva comerciantes de Rochedo

Redação
30 outubro – 2023 | 9:09
Um dos principais atrativos turísticos da região, a Cachoeira dos Diamantes está recebendo uma obra de urbanização e paisagismo, no valor de R$ 3,2 milhões. Este empreendimento realizado pelo Governo do Estado motiva os comerciantes locais, que esperam aumento do turismo e anima os moradores que são beneficiados com uma infraestrutura de qualidade nos arredores do local.

Os trabalhos começaram em agosto e 30% das atividades já foram concluídas. O projeto prevê a urbanização e paisagismo do local, que vai contar com calçadas com acessibilidade, piso tátil, a instalação de mobiliários como 47 bancos, 74 lixeiras, seis bicicletários, um pergolado, um portal e oito quiosques que estarão disponíveis à população.

Mesmo com a obra em andamento, a cachoeira continua recebendo os visitantes normalmente. O trabalho está em pleno valor, neste momento está sendo feito a colocação de piso, que tem a fabricação própria no local. Todas as atividades são feitas com preservação e cuidado ambiental, sem derrubar nenhuma árvore. Outro cuidado é com a acessibilidade, por isso serão construídos rampas e acessos que atendem as devidas exigências.

Cachoeira dos Diamantes é um grandes atrativos de Rochedo

“Sou nascido aqui em Rochedo e fui criado frequentando a cachoeira. Ela é perigosa para tomar banho, mas ótima para curtir o dia e contemplar a natureza. Para chegar aqui antes as ruas tinham muitos buracos, agora tudo asfaltado mudou tudo, melhorou bastante. Acredito que quando a obra ficar pronta vai vir muita gente de fora para conhecer, vai ficar muito bonito”, afirmou o morador Fábio Freitas.

A obra já recebeu as instalações elétricas e hidráulicas e também vai contar com a construção de um parquinho infantil com formato circular de área de 35, 346m², coberto por areia, assim como instalação de uma academia ao ar livre e a colocação de um deck.

A Cachoeira dos Diamantes é banhada pelo Rio Aquidauana e possui fácil acesso. O nome tem inspiração em uma jazida de diamantes encontrada no local na década de 1930. Agora ela também é esperança para os comerciantes da região, que esperam aumento de turistas e movimento com a obra de urbanização.

Élder Diniz sempre frequenta o local

“Depois que esta obra ficar pronta vai ser ótima, pois acredito que vai aumentar ainda mais o movimento. Nós já estamos pesando inclusive em melhorar o restaurante, organizar melhor para receber os turistas”, afirmou Maria José Góes de Oliveira, que é dona de um restaurante ao lado da cachoeira.

Ela conta que hoje em dia 90% das pessoas que frequentam o seu estabelecimento já são de fora, de Campo Grande, e que o movimento é grande no local nos finais de semana e feriados. “Não troco este lugar por nada. Fazemos peixe frito, molho, pirão e outras refeições para o pessoal que vem conhecer (cachoeira). Também sempre aviso sobre onde pode tomar banho e onde é perigoso”.

Elder Diniz mora em Campo Grande, mas sempre está cidade a trabalho. Ele não deixa de frequentar a cachoeira. “Sempre passo aqui, é um lugar muito bonito e bacana para contemplar. Com toda esta revitalização muita gente que não conhece ou nunca se interessou vai querer vir aqui, pois chama muito atenção. Ótimo para vir com a família, eu recomendo para amigos”.

Acesso todo pavimentado

Além de revitalizar o local, o Governo do Estado também pensou no acesso a Cachoeira dos Diamantes. Antes de começar a obra de urbanização promoveu a pavimentação de várias vias urbanas no entorno. Foram investidos R$ 2,1 milhões para asfaltar trechos das ruas Afonso de Araújo Passos, Albino Coimbra, Campo Grande, Júlio Honostório Rezende e Diamante Azul.

Morador Hélio Vilela comemora o asfalto

Tudo ficou pronto em agosto, melhorando as condições dos moradores que sofriam com poeira, lama e buracos na região. “Estou aqui há cinco anos e o acesso aqui era muito complicado. As ruas eram sem asfalto, com muitos buracos e poeira, a gente sofria muito”, afirmou Hélio Vilela, morador da região.

Sua residência fica ao lado da Cachoeira dos Diamantes, na rua Afonso de Araújo Passos, que recebeu a pavimentação do Estado. “O asfalto chegou e melhorou muito nossa vida, outra realidade. Ainda vamos ganhar esta obra da cachoeira que quando ficar pronta será ótima para toda cidade. Estamos contentes”, completou Vilela.

O secretário de Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), destacou que todos ganham com este investimento. “A obra de urbanização e paisagismo da orla da cachoeira representa a valorização dos atrativos naturais de Rochedo. É um investimento tanto para os moradores quanto para os turistas. Depois de pronto, o espaço será uma ótima opção de lazer e esporte para toda a comunidade”.

Todas as ruas ao redor da cachoeira receberam pavimentação do Estado

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias