domingo, 28 abr 2024

Onda de Calor Intenso Pode Chegar a 43°C em Mato Grosso do Sul, Aumentando Riscos à Saúde
Clima

Onda de Calor Intenso Pode Chegar a 43°C em Mato Grosso do Sul, Aumentando Riscos à Saúde

Redação
19 setembro – 2023 | 11:11

O Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma onda de calor extremo nos próximos dias, com temperaturas que podem chegar a 43°C, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). Esse aumento de temperatura é causado por um bloqueio atmosférico, combinado com o fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial.

A previsão de altas temperaturas é acompanhada de baixos níveis de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, principalmente nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do estado. De acordo com o médico Alexandre Moretti de Lima, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), a baixa umidade do ar pode resultar em doenças respiratórias e virais, como rinite, sinusite e pneumonia. Além disso, as altas temperaturas aumentam os riscos de insolação, queimaduras, desidratação, arritmias cardíacas e morte.

Para evitar esses riscos, o Cemtec e o Dr. Moretti recomendam beber bastante líquido, evitar a exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia, usar roupas leves, ficar em locais frescos e ventilados, e manter os ambientes úmidos com umidificadores ou baldes de água. Banhos demorados e muito quentes devem ser evitados, pois podem ressecar e desidratar a pele.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias