No último dia de palestras técnicas da Expomara, o tema foi abordar questões de sucessão familiar e governança. Evento teve patrocínio da Conexão Agrícola
Encerrando a programação de palestras técnicas da 53ª Expomara, a consultora Marielly Biff trouxe questionamentos importantes sobre o processo de sucessão familiar e governança. Produtores rurais, gestores, lideranças, professores e muitas famílias acompanharam o evento realizado na noite de segunda-feira (10), no Tatersal do Parque de Exposições.
Marielly Biff abordou os principais desafios que as famílias brasileiras enfrentam ao iniciarem a sucessão, falou da falta de comunicação que, muitas vezes segundo ela, é o que dificulta o relacionamento familiar e a tomada de decisão. Outro ponto destacado durante a palestra foi sobre o caminho a percorrer, como começar e traçar um planejamento adequado, os passos a seguir.
De acordo com o Sebrae, atualmente 90% dos negócios brasileiros são familiares. Diante disso, é necessário um planejamento correto de sucessão familiar para a sobrevivência do negócio, seja ele do agronegócio ou não. E um dos principais desafios é garantir uma continuidade saudável da empresa ou da propriedade a ser gerida respeitando sempre a opinião daqueles que se afastam e dando espaço para as novas ideias também. Sobretudo, mantendo um bom diálogo entre todos da família, tanto os mais velhos quanto aqueles que passam a ocupar posições de liderança.
Ainda como destaque, Marielly que trabalha com consultoria de sucessão familiar há mais de 13 anos, frisou que é importante planejar a sucessão com antecedência, investir em capacitação, procurar suporte emocional em caso de desafios maiores, acompanhar o cenário de mercado, e, assumir responsabilidades junto àqueles que já estão na linha de comando.
Sobre a palestrante
Natural do Paraná, é filha e neta de produtores rurais. Reside no Mato Grosso desde 1996. Já atendeu com palestras e projetos mais de 100 marcas de renome do agronegócio, incluindo as maiores empresas e multinacionais do setor e as maiores cooperativas agrícolas do país e América Latina. Atuou como gerente de carteira rural no Sicredi e como professora universitária.
É mestranda em gestão de empresas familiares pela Universidad Internacional Iberoamericana, em Porto Rico, possui MBA em agronegócios – ESALQ/USP, é pós-graduada em gestão empresarial e graduada em administração com habilitação em agronegócios – UNED. Autora do livro “caminhos da sucessão”. Coautora do livro “mulheres do agro”. Foi colunista no Canal Rural e na Agrishow, e também protagonista dos comerciais “Minuto Agro” da CAIXA, exibidos em rede nacional pelo SBT.