sexta-feira, 21 jun 2024

Parceria entre MPMS e Prefeitura visa evitar crimes de feminicídio e violência contra a mulher
Dourados

Parceria entre MPMS e Prefeitura visa evitar crimes de feminicídio e violência contra a mulher

Redação
06 junho – 2024 | 16:16
Termo de cooperação entre MPMS e Prefeitura de Dourados vai atuar na proteção das mulheres e diminuir os números de violência doméstica na cidade / Foto: Leandro Silva/Prefeitura de Dourados

Termo de Cooperação foi assinado durante o lançamento da campanha “Você Merece Um Amor Leve”, que busca alertar mulheres sobre relacionamentos abusivos e coibir os crimes

Autoridades e forças de segurança se reuniram na Associação Comercial e Empresarial de Dourados na noite desta quarta-feira (5/6), para o lançamento da campanha ‘Você Merece Um Amor Leve’, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Prefeitura de Dourados.

Essa é primeira vez que a campanha tem o seu lançamento em uma cidade do interior, até então o evento acontecia apenas na Capital. A campanha nacional visa coibir os crimes de violência doméstica contra a mulher e o feminicídio.

“Dourados está sendo presenteada com esse evento. Nós temos aqui toda a rede de enfretamento, organizada e articulada, mas também temos as pessoas que atuam indiretamente nesse enfretamento, através de instituições, igrejas, parceiros e da sociedade, que investem e contribuem para que esse trabalho seja realizado. Coibir a violência contra mulher não é uma tarefa apenas da gestão pública, mas de toda a sociedade, com homens e mulheres envolvidos nesta luta”, afirma a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Dourados, Andreia Moraes Bonito Silva.

Segundo os dados do MPMS, em 2023 o Estado teve a maior taxa de tentativa de feminicídio do Brasil, com 3,5 a cada 100 mil mulheres. O dado é ainda mais agravante quando comparado ao número de assassinatos, 8,3 a cada 100 mil mulheres, maior taxa no ranking nacional. Muito desse casos são de mulheres que estavam em relacionamento abusivo, onde sair de casa para um passeio ou até mesmo passar um batom, pode ser uma ameaça contra a sua própria vida.

A campanha traz o alerta para a população reconhecer os indícios de abuso e manipulação, mascarada como preocupação. Além de oferecer suporte para a vítima denunciar e se afastar dessas relações tóxicas, quebrando o ciclo de violência.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri, pelo Núcleo da Cidadania; e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos lança a campanha em Dourados, em uma ação coordenada com os Promotores de Justiça atuantes na Comarca, com o intuito de provocar uma reflexão coletiva e promover um diálogo abrangente sobre a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil.

O Evento contou com a presença do ator e produtor, Raul Gazolla, que é, desde o ano passado, o embaixador da campanha, por ter vivenciado a triste experiência de perder sua mulher, a atriz Daniella Perez.

Ainda durante o evento, o Prefeito de Dourados, Alan Guedes, assinou o termo de cooperação entre o MPMS e a Prefeitura, que vai contribuir com a segurança nas mulheres na maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, e que possui a maior reserva indígena do Brasil, onde há um alto índice de violência doméstica.

“Esse é um importante passo para diminuirmos esses tristes números e salvar vidas. É importante ressaltar o trabalho que já realizamos aqui na cidade. Hoje Dourados possui diversos grupos e serviços que atuam na proteção da população, como o Conselho Municipal de Segurança Pública. Apenas nos últimos três anos, a Guarda Municipal atendeu quase 600 mulheres através de denúncias pelo 199”, destaca o Prefeito, Alan Guedes.

A campanha ‘Você Merece Um Amor Leve’ pretende estabelecer uma relação de confiança entre as mulheres e as diversas redes de apoio disponíveis, fortalecendo a proteção e o apoio às vítimas. As peças informativas serão divulgadas em diversos veículos de comunicação.

Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias