quarta-feira, 17 jul 2024

Pesca está liberada com limite de tamanho de peixe e restrição de rios; confira cartilha

Pesca está liberada com limite de tamanho de peixe e restrição de rios; confira cartilha

03 março – 2023 | 8:08

Após um mês da liberação da pesca esportiva nos rios Paraguai e Paraná, agora é a vez da pesca em geral ser liberada em Mato Grosso do Sul, com o fim do período de defeso. Porém, as regras para a prática da pesca devem ser seguidas à risca, uma vez que o desrespeito a essas regras configura crime ambiental e pode resultar em punições similares às do defeso.

Cardumes no período de piracema ficam mais suscetíveis à pesca predatório e por isso há o defeso e fiscalização intensificada

A Cartilha do Pescador traz informações importantes sobre a pesca em Mato Grosso do Sul, como os locais onde a pesca é proibida, mesmo com a liberação no Estado. Alguns desses locais incluem os rios Salobra, da Prata, Nioaque, Formoso e Mimoso, além do Córrego Azul e trechos de rios nas unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado.

A Cartilha também traz as regras para os pescadores amadores e profissionais, incluindo o uso de linha de mão, caniço simples e caniço com molinete ou carretilha para os pescadores amadores, enquanto o uso de petrechos como redes é proibido no Estado.

Tabelas, como essa acima, mostram as espécies que podem ser usadas como isca viva, os peixes que podem ser pescados e todos os limites

Conforme o chefe da Comunicação da PMA, tenente-coronel Ednilson Queiroz, a fiscalização da pesca será intensificada a partir de agora, uma vez que há muitos pescadores nos rios, e é importante evitar práticas ilegais como a pesca com petrechos ou métodos proibidos, em quantidade superior à permitida, ou em locais proibidos, além da captura de peixes com tamanho inferior ao permitido, entre outras infrações.

É importante ressaltar que há espécies proibidas, como o dourado e o Piracanjuba, além de limites de tamanho máximo e mínimo para diversas espécies e áreas de reserva de pesca permanente. A Cartilha do Pescador completa pode ser acessada aqui, com todas as regras da pesca nos rios em Mato Grosso do Sul.

[pdf-embedder url=”https://www.noticiasms.com/wp-content/uploads/2023/03/CARTILHA-PESCADOR-2023.pdf”]

 

Foto: Saul Schramm

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias