sexta-feira, 19 abr 2024

Pesquisa e planejamento da lavoura auxiliam o produtor a obter melhor eficiência na dessecação de braquiária

Pesquisa e planejamento da lavoura auxiliam o produtor a obter melhor eficiência na dessecação de braquiária

04 setembro – 2021 | 10:10

A MS Integração orienta seus clientes com planejamento e estratégias de manejo nas culturas

Após o longo período de estiagem e das fortes geadas registradas em Mato Grosso do Sul, os produtores estão conseguindo concluir a colheita do milho safrinha. Segundo a Aprosoja/MS, até o final do mês de agosto, mais de 70% das áreas de milho em todo estado já estavam colhidas, abrindo uma nova etapa na lavoura: o da dessecação para a semeadura da soja.

Em áreas onde o milho safrinha já foi colhido, tem produtor que já está se preparando para a próxima safra e cuidando do solo. A empresa MS Integração tem auxiliado os produtores na aplicação correta de corretivos do solo como o calcário para elevar níveis de cálcio e magnésio, neutralizar alumínio tóxico e o gesso agrícola como condicionador de sub-solo e fornecimento de enxofre, além de outras fontes de nutrientes essenciais. “Conforme vai se colhendo o milho, esses insumos vão sendo aplicados buscando melhorar o sistema para a soja 2021/2022 e safrinha 2022. Nosso trabalho é focado em um planejamento completo para poder auxiliar o produtor o ano todo”, disse o Diretor-Presidente da empresa e Engenheiro Agrônomo, Dirceu Luiz Broch.

Sob orientação dessa assistência, neste período se inicia a dessecação da braquiária que estava em consórcio com o milho e, devido às condições do clima neste ano, as plantas estão com a pouca área foliar verde, o que dificulta a absorção dos herbicidas, utilizados na dessecação. A MS Integração também vem orientando os produtores a melhorar a eficiência da dessecação da braquiária, com orientação na tecnologia de aplicação, como por exemplo, condições mais adequadas para o emprego mais eficiente dos produtos a serem utilizados.

Sementes de soja

A partir de 10 a 15 setembro, inicia o prazo para a chegada das sementes de soja para a semeadura da safra e o alerta da MS Integração é para o produtor armazenar de forma correta estas sementes visando evitar possíveis perdas de qualidade. “A semente de soja é armazenada na sementeira a uma temperatura de 12 a 15 graus, não podendo chegar no barracão do produtor e ficar exposta a temperaturas altas, porque se atrasar as chuvas neste período, a semente irá perder qualidade e vigor. É importante ter um local de armazenamento adequado da semente”, avaliou Dirceu Broch.

Insumos

Outra orientação é para o produtor estar sempre bem-informado e ter cautela antes de tomar decisões, tanto na compra de insumos, quanto na hora de semear. “O produtor bem-informado, que tem mais cautela, pode fazer duas safras num ano, duas safras em uma safra. Uma safra que tem uma ótima produtividade, e a outra safra, é para comprar bem os insumos e vender a produção. Os herbicidas e os fertilizantes, por exemplo, tiveram aumento de até 100% entre maio e agosto. Isso gera uma preocupação grande, e por isso estamos sempre antenados, de olho no mercado, para orientar o produtor a fechar bem os custos de produção”, reforçou o Diretor-Presidente da empresa que ainda destacou:

“O mercado está bem antecipado, o produtor rural nem terminou de colher o milho safrinha e já está comprando os insumos para safrinha 2022. A palavra é cautela, e observar sempre a relação de troca”.

Para Dirceu Broch, é muito importante no agronegócio a relação de troca. O produtor deve saber quantas sacas de soja são necessárias para pagar uma tonelada de adubo, ou quantas sacas de milho grão para se pagar uma saca de milho semente. Informações, que, neste momento de alta nos preços, é recomendado e prudente se fazer uma boa avaliação.

Sobre a MS Integração

A empresa com sede em Maracaju, atende 77 municípios de Mato Grosso do Sul, com planejamento agropecuário, pesquisa, consultoria, agricultura de precisão e projetos. Este trabalho que vem sendo realizado há 10 anos, tornou a empresa uma marca referência em atendimento ao produtor rural.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias