A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, visando os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A operação também mira pessoas investigadas por bloqueios de estradas após as eleições de 2022.
No total, estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais, sendo 15 de busca e apreensão e 12 de busca pessoal, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Detalhes da Operação
Os mandados estão sendo cumpridos em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em Mato Grosso do Sul, são dois mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal.
A operação determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A Polícia Federal informou que os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição ou deterioração de bem especialmente protegido.
Danos e Investigações
Os danos ao patrimônio público causados pelos atos investigados podem chegar a R$ 40 milhões. A Polícia Federal destacou que a Operação Lesa Pátria é permanente e que as investigações seguem em curso.
Localização dos Mandados
- Goiás:
- Mandados de busca e apreensão: 2
- Mandados de busca pessoal: 2
- Mato Grosso do Sul:
- Mandados de busca e apreensão: 2
- Mandados de busca pessoal: 2
- Santa Catarina:
- Mandados de busca e apreensão: 11
- Mandados de busca pessoal: 8
Não foram emitidos mandados de prisão nesta fase da operação.