Plantio adequado e manutenção do maquinário serão temas de painel no SHOWTEC 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
26/05/2022
Redação
Conservação dos equipamentos e semeadura correta possibilita boa produtividade

Palestra sobre plantabilidade e revisão de plantadeira ao vivo acontecerão na manhã desta quinta-feira

O sucesso de produtividade de uma lavoura está diretamente relacionado ao plantio eficiente e isso inclui capacitação técnica e exploração correta do maquinário agrícola disponível. O tema será abordado em detalhes durante o Painel “Plante com Excelência na Safra 22/23”, que ocorre no dia 26 de maio, a partir das 8h, durante o Showtec, realizado pela Fundação MS, em Maracaju (MS).

A Arena Showtec, onde ocorre o painel, será cenário de informação e troca de conhecimento, onde o palestrante Dr. Paulo Arbex (Unesp/GPD) fala sobre a Plantabilidade e o segredo das altas produtividades. “Cerca de 70% a 80% do resultado de uma safra está no plantio. É impossível ter uma boa produtividade sem realizar um bom cultivo, o que agrega a variedade da região, a capacitação da equipe e uma manutenção bem feita do maquinário”, explica o palestrante.

Ainda segundo Arbex, levar o tema para um evento do porte do Showtec é de suma importância, pois, quem erra menos, produz mais e a disseminação de conhecimento é fator de grande valor para o agronegócio. “Foi uma feliz escolha integrar o tema na feira. Maracaju é uma cidade onde há produtores altamente tecnológicos, o que faz a produção ser sempre melhor, fortalecendo aquilo que sempre defendemos: de que a plantabilidade é feita nos detalhes e um plantio caprichado resulta em mais sacas”, avalia.

Importância do maquinário na eficiência do plantio – A regulagem, velocidade e manutenção do maquinário agrícola são também responsáveis pelo resultado final de uma colheita. Por isso, após abordar detalhes sobre o plantio, o Dr. Paulo Arbex e Julio Cesar Santos Pereira, mestre pela GPD Academy, ministram ainda a palestra “Revisão de Plantadeira” ao vivo, com instruções durante a apresentação. “A manutenção da semeadora é um ponto muito importante, pois não há plantio bem feito com maquinário sem a regulagem ideal. Estamos repassando informações sobre a boa plantabilidade e isso está atrelado ao capricho no momento do plantio, o que inclui o cuidado e atenção ao maquinário”, detalha Pereira.

Durante a palestra, serão apresentados cada ponto de funcionamento das máquinas, como manutenção do disco de corte, dosador de adubo, regulagens de semente e velocidade para que, atentos a cada ponto, o produtor aplique a revisão eficiente de seu maquinário agrícola. Após as palestras haverá debate moderado pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Rafael Grimm Marques.

O Showtec conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

A palestra será gratuita no local do evento e também será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Fundação MS, no endereço youtube.com/fundacaomsoficial

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this