domingo, 14 jul 2024

Podcast debate sobre a “Prevenção ao Suicídio”
Maracaju

Podcast debate sobre a “Prevenção ao Suicídio”

Por: Assessoria
26 setembro – 2023 | 8:08

O presidente da câmara de vereadores Robert Ziemann, realizou ontem (25) um Podcast com o tema: Setembro  Amarelo- “Prevenção ao Suicídio”. Participaram também do podcast o Secretário de Saúde, Thiago Caminha e a psicóloga Jéssica. Um bate papo onde foi abordado sobre as várias formas de prevenção ao suicídio dentre elas o apoio da família e da rede de apoio do município através do CAP’S e Postos de Saúde.

O secretário de saúde, Thiago Caminha disse que o poder executivo através da Secretaria de Saúde e Caps tem feito seu papel dando acolhimento as pessoas com diagnósticos de depressão e diversas outras doenças mentais. “O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo”. Disse Thiago Caminha

A Psicóloga Jéssica falou sobre os dados alarmantes do município onde no último fim de semana ocorreu um suicídio e no dia do podcast uma jovem de 21 anos tirou também a vida. “São dados que nos deixa muito tristes pois todos os dias lutamos para que tenhamos uma vida tranquila e saudável”.

   Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Sobre o Setembro Amarelo

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo®. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha.

​O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Endereços e Telefones Úteis  

CVV- 188- www.cvv.org.br

CAPS- 3454-4078

 GRUPO DE SAÚDE MENTAL REACREDITAR- Toda segunda- das 08:00 às 09:00 na Academia de Saúde( ao lado do Louquinho).

 GRUPO DA AMIZADE: toda sexta-feira, das 13:00 às 15:15, no Conviver de Vista Alegre.

GRUPO AMOR A VIDA: 0800-750-5554

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias