Prefeito de Dourados assina convênio de R$ 1 milhão para reestruturação da Ronda Escolar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
30/11/2022
Redação

Projeto foi um dos sete selecionados pelo Governo Federal para receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

O prefeito Alan Guedes assinou convênio, celebrado entre a Prefeitura de Dourados e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que estabelece investimento de R$ 1.054.237,62 para reestruturação da Ronda Escolar Comunitária da GMD (Guarda Municipal de Dourados). Os recursos contemplam a aquisição de viaturas caracterizadas e equipamentos eletrônicos e de informática no próximo ano.

A verba é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública do Governo Federal que selecionou, por meio de edital, sete projetos de 122 inscritos de todo o Brasil que apresentaram projetos voltados para a prevenção da violência e da criminalidade, em especial, os destinados às ações que envolvam mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

A Ronda Escolar da GMD foi aprovada em quarto lugar, fato que garante o fortalecimento do trabalho realizado e comprova a competência da corporação nas ações de segurança da comunidade escolar de Dourados. O projeto é realizado na cidade desde 1996 e atende mais de 60 escolas Municipais, Estaduais e Particulares nos três turnos. A ação tem êxito em conseguir redução significativa dos índices de violência envolvendo a comunidade escolar nos últimos dez anos.

De acordo com o estudo “As Rondas Escolares e a Violência nas Escolas Municipais e Estaduais de Dourados, no Período de 2009 a 2019”, realizado pelo inspetor da GMD Eleandro Aparecido Miqueletti e apresentado durante o 16º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve redução drástica das ocorrências registradas em atendimentos nas escolas de Dourados durante o período. Enquanto 2009 teve 139 boletins de ocorrência lavrados, 2019 registrou apenas 39.

A diretora-geral da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, agradece a toda equipe envolvida no projeto, coordenado pelo GMD Douglatio de Sousa Brito Da Cruz, e destaca as melhorias possíveis com o convênio. “O benefício será para aproximadamente 43 mil crianças e adolescentes e, consequentemente, alcança toda a comunidade local. A última aquisição de viaturas para o setor ocorreu em 2013, portanto este convênio possibilitar renovação de todos os veículos da Ronda Escolar e proporciona a aquisição de computadores e outros materiais eletrônicos para que as equipes possam ministrar palestras nas escolas”, explica.

onda Escolar

A proposta é desenvolvida nas escolas municipais, estaduais e privadas com ações preventivas que visam o controle da violência, da criminalidade e da desordem, e que promovam a inclusão e interação com o ambiente escolar, dando condições para uma maior segurança entre as crianças, adolescentes, pais e professores douradenses.

Dentre as ações estão palestras, que são ministradas pela equipe técnica do projeto, que abordam temas como a violência no âmbito escolar e familiar, bullyng, trânsito, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas. Outra ação são as rondas constantes no entorno das unidades, reuniões com professores e pais dos alunos, para levar conhecimento e melhorar as relações entre a comunidade local, a escola e a Guarda Municipal.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp