Prefeito recebe alunas de Dourados que ganharam título nacional de robótica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
01/06/2022
Redação
A equipe vencedora é formada apenas por meninas: Alice Rui Tavares, Ana Almeida, Julia Ozorio, Maria Eduarda da Silva Kuhn e Maria Eduarda Santos. (Foto: Assecom)

Equipe composta por meninas enfrentou as 100 melhores do país e garantiu o primeiro lugar

As meninas da equipe douradense do MegaMentes, da Escola Sesi de Dourados, trouxeram no final de semana uma conquista inédita para o Estado. Pela primeira vez, uma equipe sul-mato-grossense fica em primeiro lugar nacional no Festival Sesi de Robótica.

Nesta quarta-feira (1), elas foram recepcionadas pelo prefeito Alan Guedes que as parabenizou pelo troféu na categoria técnica Design de Robô da modalidade FIRST LEGO League (FLL). “É uma honra e um orgulho receber as meninas e ver a animação delas com a robótica. Esperamos que em breve nossos alunos da Rede Municipal de Ensino estejam também participando de competições. Tenho certeza que essa equipe será um exemplo para nossos alunos”, disse o prefeito.

A MegaMentes é formada apenas por meninas: Alice Rui Tavares, Ana Almeida, Julia Ozorio, Maria Eduarda da Silva Kuhn e Maria Eduarda Santos. “Mesmo se a gente não tivesse ganhado nenhum prêmio, teríamos aprendido muito. O que aprendemos é mil vezes mais importante do que aquilo que ganhamos. Vamos segurar esse troféu com orgulho, sendo a primeira equipe de Mato Grosso do Sul a conseguir um primeiro lugar no nacional, e ainda composta só de mulheres”, disse Ana Almeida.

A diretora da escola, Rosa Liston, e o Chefe de Gabinete da presidência na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Robson Del Casale, também estiveram presentes. “Nós estamos muito orgulhosos, a robótica inicia no primeiro ano do fundamental na escola e é muito gratificante ver toda dedicação dos nossos alunos”, declarou Rosa.

O professor Wesley Sarati Coelho, é articulador de robótica da MegaMentes, e a equipe fez questão de lembrar e agradecer o trabalho do técnico. “Participar da FLL é algo incrível. Aprendemos sobre diversas áreas, ajudamos mais aos outros, adquirimos responsabilidades, persistência e o mais importante trabalhar em equipe, saber ouvir, falar, escutar ao outro. Fiquei muito feliz pelas conquistas, pois trabalhamos muito para chegar a essa classificação e premiações e ver isso é gratificante”.

Desafio do robô

Além da disputa principal, a equipe de Dourados conquistou também o 2.º lugar geral no “Desafio do robô”, uma disputa paralela dentro do torneio. A equipe da Escola do SESI de Dourados projetou um robô batizado de “Pedrinho” e conseguiu realizar todos os movimentos projetados e programados, cumprindo com eficiência a estratégia planejada, garantindo o 2.º lugar no desafio, com a segunda maior pontuação do regional, somando 390 pontos, ficando apenas 5 pontos atrás da equipe campeã.

Torneio SESI de Robótica

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this