sábado, 20 abr 2024

Prefeitura busca alternativas para recolhimento do lixo eletrônico em Dourados

Prefeitura busca alternativas para recolhimento do lixo eletrônico em Dourados

05 março – 2021 | 9:09

Prefeito se reuniu com Imam e Associação de Recicladores de Resíduos Eletrônicos

Com o intuito de reduzir o impacto e conscientizar o consumidor de produtos eletrônicos sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, a prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto de Meio Ambiente Municipal), busca formas de ofertar o descarte correto desses materiais.

(Prefeito recebe representante da Associação de Recicladores de Resíduos Eletrônicos de Campo Grande para tratar de parceria sobre descarte de resíduos eletrônicos)
Foto: Leandro Silva

Nesta quinta-feira (4), o prefeito Alan Guedes recebeu o diretor da Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos, de Campo Grande, Edilson Paulon, para tratar sobre uma parceria para recolhimento dos itens.
O diretor-presidente do Imam, Rudolf Guimarães da Rocha ressaltou a importância da destinação correta para esses produtos. “É muito comum vermos televisores antigos abandonados em pontos indevidos, o problema desses materiais são os metais pesados que acabam contaminando o meio ambiente, podendo chegar até o nosso lençol freático”, relatou.
“São resíduos com alto potencial de toxidade e as práticas inadequadas de descarte acabam potencializando a questão da contaminação, por isso vamos avaliar formas de garantir ações que promovam o descarte correto”, informou Alan Guedes.
A proposta é que haja uma campanha com um ponto de recolhimento, para diferentes tipos de materiais, com exceção de pilhas, lâmpadas e toner, já que esses possuem uma legislação específica para descarte. “Hoje não temos um local adequado, e principalmente, licenciado, para ofertar esse serviço à população, por isso a parceria com a Associação é importante”, garantiu Rocha.
A associação devolve cerca de 40% do que é reaproveitado para a sociedade, para entidades assistenciais, por exemplo. Outra parte fica para manter a instituição, revendendo para grandes indústrias.  Segundo Paulon, a última ação que aconteceu em Dourados recolheu, em três dias, quatro caminhões de lixo eletrônico.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias