quinta-feira, 29 fev 2024

Prefeitura de Dourados divulga atividades do Outubro Rosa
Dourados

Prefeitura de Dourados divulga atividades do Outubro Rosa

Redação
05 outubro – 2023 | 14:14
Além das palestras nos CRAS, no dia 10 de outubro, o CAM (Policlínica Centro de Atendimento à Mulher) também promoverá uma programação especial. (Mayara Freire/Prefeitura de Dourados)

O mês de outubro é amplamente reconhecido como o Outubro Rosa, uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama. Em Dourados, a Prefeitura está se unindo à causa, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, para oferecer uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde das mulheres e a importância da prevenção.

Uma das iniciativas é a realização de palestras informativas que ocorrerão nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ao longo do mês de outubro. As palestras abordarão a relevância dos exames de detecção precoce do câncer de mama e a importância de cuidar da saúde feminina. A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Dourados, Andreia Moraes Bonito, destaca a necessidade de superar o medo que muitas mulheres têm de fazer exames preventivos. “Sei que muitas mulheres sentem medo.Temos que lembrar que quem procura acha, mas quem acha cura”, pontuou.

Confira a agenda das palestras nos CRAS:
04/10 – CRAS Guaicurus
05/10 – CRAS Jóquei Clube
16/10 – CRAS Macaúba / Vila Formosa
17/10 – CRAS Indápolis
18/10 – CRAS Panambi
18/10 – CRAS Canaã
19/10 – CRAS Cachoeirinha
19/10 – CRAS Vila Vargas
25/10 – CRAS Indígena
26/10 – CRAS Parque do Lago

Além das palestras nos CRAS, no dia 10 de outubro, o CAM (Policlínica Centro de Atendimento à Mulher) também promoverá uma programação especial com palestras e informações a partir das 7h30. O CAM está localizado na rua Salviano Pedroso, 1050, no Jardim Água Boa. “Teremos apresentação musical, maquiagem, massagem, sorteio de brindes, exames de prevenção, exames laboratoriais e um coffee break para nossas mulheres”, contou a coordenadora da policlínica, Valquíria Espíndola Matoso.

Para encerrar as atividades do Outubro Rosa, no dia 28 de outubro, haverá um evento especial no Jorjão. “Estamos organizando um dia repleto de serviços destinados às mulheres e em breve vamos divulgar todos os detalhes”, contou a Coordenadora.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias