terça-feira, 16 abr 2024

Prefeitura de Dourados esclarece sobre reforço da vacina Janssen

Prefeitura de Dourados esclarece sobre reforço da vacina Janssen

29 novembro – 2021 | 12:12

O imunizante contra a Covid-19 terá aplicação de uma segunda dose

Recentemente o Ministério de Saúde recomentou o reforço da vacina Janssen. Segundo a Prefeitura Municipal de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) 13.523 receberam a dose do imunizante. “Segundo a Nota Técnica, a recomendação é que uma segunda dose seja aplicada, de forma homóloga, ou seja, do mesmo imunizante. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses”, explica Edvan Marcelo Marques, chefe da Imunização em Dourados.

Ainda segundo Marques, apesar da orientação, é necessário aguardar a chegada dessas doses. “Estamos aguardando o envio por parte do Ministério da Saúde e posterior distribuição da Ses (Secretaria de Estado de Saúde). Entendemos a ansiedade de todos, mas tão logo Dourados receber essa remessa divulgaremos o calendário específico a esse público”, enfatizou.

As evidências científicas apontam que os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses. As pesquisas também mostram que esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

Quanto as mulheres que tomaram a primeira dose da Janssen e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas a orientação é utilizar como dose de reforço o Imunizante Pfizer.

Lembrando que a segunda dose dos demais imunizantes estão disponíveis na Central de Vacinação, no pavilhão Dom Teodardo – ao lado da Prefeitura, de segunda a sábado, das 8h às 20h. A 3ª Dose também está liberada para todos com mais de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há 4 meses. “Divulgamos diariamente o calendário nas páginas oficiais da Prefeitura no Instagram e no Facebook. Pedimos que a população fique atenta e procure as doses de reforço. A vacinação é a saída para uma retomada segura de todas atividades”, finaliza Marques.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias