sexta-feira, 19 abr 2024

Prefeitura de Dourados inicia protesto de débitos inscritos em Dívida Ativa

Prefeitura de Dourados inicia protesto de débitos inscritos em Dívida Ativa

14 fevereiro – 2023 | 14:14

A iniciativa prevê a diminuição da inadimplência e, consequentemente, o aumento da arrecadação

A Prefeitura de Dourados, através da Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda), iniciará nos próximos dias o protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA), como meio de cobrança de créditos tributários e não tributários do município.

São débitos de IPTU, ISSQN e Auto de Infração que, por não terem sidos recolhidos tempestivamente, foram inscritos em Dívida Ativa. “Notificamos os contribuintes através de carta, com o prazo de 20 dias para entrarem em contato com a Prefeitura, na Central de Atendimento ao Cidadão, para promoverem a regularização, caso não haja uma negociação, será emitido Edital de Pagamento a ser publicado no Diário Oficial do Município”, explica a gerente do Núcleo de Dívida Ativa, Júlia Graciéla de Oliveira.

Caso não haja regularização, a dívida será encaminhada para protesto. “Enviaremos as CDAs dos débitos em aberto ao Cartório de protesto o qual intimará o contribuinte, que terá até três dias úteis para entrar em contato com o Cartório para fazer o pagamento da dívida e das despesas cartorárias, não sendo efetuado o pagamento o protesto será realizado”, acrescenta Júlia.

A partir daí, o devedor sofrerá uma série de limitações, como restrição do nome para compras a prazo, restrições junto às agências bancárias para retirada de talões de cheques, abertura de contas, cartões, obtenção de empréstimos, financiamentos, etc.

A iniciativa prevê a diminuição da inadimplência e, consequentemente, o aumento da arrecadação, contribuindo para investimentos em políticas públicas pelo Município.

Para evitar o protesto e garantir que seu nome não seja negativado, o contribuinte deverá procurar a Central de Atendimento ao Cidadão e regularizar a situação, devendo quitar as pendências tributárias ou não tributárias e manter eventuais parcelamentos em dia.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias