sexta-feira, 26 abr 2024

Prefeitura de Dourados intensifica aplicação de fumacê contra a dengue

Prefeitura de Dourados intensifica aplicação de fumacê contra a dengue

16 fevereiro – 2023 | 11:11

CCZ pede colaboração da população para eliminar os focos do mosquito

A Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Além das campanhas de conscientização e visitas dos agentes de endemias, a aplicação do fumacê ocorre nos bairros com casos notificados das doenças. Até agora o carro já passou pelo Dioclécio Artuzi, Monte Líbano, Parque das Nações, Jardim Rasselem, Vila Cachoeirinha, Vila Alvorada, Jardim Universitário, Altos do Indaiá e Jardim Vista Alegre.

Segundo a Coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, é fundamental que a população faça sua parte, não deixando água parada em recipientes como vasos de plantas, caixas d’água e piscinas destampadas, e também que procurem atendimento médico em casos de sintomas como febre, manchas vermelhas, dor de cabeça e no corpo. “O fumacê é direcionado para esses locais com notificações, por isso a população precisa procurar atendimento, porque a unidade repassa para a vigilância epidemiológica diariamente e assim direcionamos o trabalho”, explica.

A nuvem de fumaça é um bloqueio químico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. “O trabalho é feito ao amanhecer, por volta de 4h da manhã, e depois das 18h, quando há menor circulação de pessoas nas ruas. Além desse bloqueio, temos o trabalho mecânico que é a visita domiciliar, quando um agente passa na casa, verificando a existência de focos do mosquito”, pontua Priscila.

Dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica mostram que Dourados já registrou 42 casos positivos de dengue e uma morte pela doença, em 2023.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias