sexta-feira, 26 abr 2024

Prefeitura de Dourados realiza Campanha Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase

Prefeitura de Dourados realiza Campanha Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase

09 março – 2022 | 7:07

As atividades serão realizadas no CRTH e nas UBS’s

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose (TB) e Hanseníase (Hansen). As atividades são realizadas no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância. A ação teve início no dia 3 e vai até o dia 31 de março.

O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, ressaltou.

Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.

Já os sintomas que indicam a Hanseníase são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.

Tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.

As UBS/ESF estão participando. Se tiver alguma pessoa com suspeita de TB ou de Hansen pode ser encaminhada para a Unidade de Saúde mais próxima da residência dessa pessoa.

Serviço: O CRTH funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias