quinta-feira, 28 mar 2024

Prefeitura de Dourados recebe doações de computadores da UFGD

Prefeitura de Dourados recebe doações de computadores da UFGD

29 junho – 2021 | 9:09

A Prefeitura de Dourados recebeu 50 computadores através de uma parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). A doação se dá através do programa do Governo Federal, o Reuse, que realiza o repasse de equipamentos para instituições com defasagem na infraestrutura.

O diretor de TI, Cleison Marin, explica que essa é uma necessidade existente há alguns anos em diversos setores da Prefeitura e ao saber da existência dessas máquinas entrou em contato com a UFMS e com o IFMS.

Como o Reuse se trata de um programa do Governo Federal, as máquinas poderiam ser encaminhadas para qualquer lugar do país. No entanto, existe uma cláusula em que, caso haja necessidade, instituições do município podem ser contempladas pela doação.

“Nesse primeiro momento houve a doação de 50 equipamentos, que estão passando pela manutenção pela equipe de TI da prefeitura. Mas, ao todo serão aproximadamente 1,2 mil equipamentos, mas, estes passarão pela manutenção realizada pelo IFMS, que através do Centro de Recondicionamento de Computadores”, conta o diretor de TI.

Os computadores serão direcionados para diversos setores da administração, podendo auxiliar em projetos, por exemplo, da saúde e educação. Os equipamentos são máquinas que já foram utilizadas pela universidade. “Apesar de obsoletos para as atividades da instituição, as máquinas podem ser reutilizadas pela prefeitura em atividades administrativas, projetos educacionais e laboratórios de informática distribuídos pelo município”, destaca.

Nesse primeiro momento foram entregues 50 máquinas, mas a parceria pode gerar até 1,2 mil computadores, isso por que o IFMS fará a revisão e reforma das máquinas, que serão entregues à Prefeitura com a garantia de 2 anos, sem custos para o município.

Drive Thru

O IFMS também enviou cerca de oito computadores para auxiliar o município no esquema de vacinação montada no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz. Com isso, o município consegue agilizar o envio de dados da vacinação contra a Covid-19. Inicialmente, o termo de concessão está previsto para o fim de setembro, mas pode ser expandido caso haja a necessidade.

De acordo com o reitor do IFMS, Carlos Vinicius Figueiredo, o órgão atendeu ao pedido realizado pelo atual assessor especial de Imunização, Edvan Marcelo Marques. “Nós cedemos as máquinas que ficavam em nosso laboratório e com isso ajudamos o município a ampliar o esquema de vacinação. A ação do IFMS visa cumprir sua função social de apoiar a comunidade e ajudar o nosso município nesse momento tão difícil”, pontua.

O que é o Reuse?

O Reuse é uma solução desenvolvida pelo ME (Ministério da Economia), que dá publicidade às ofertas de bens móveis e serviços para a administração pública, disponibilizados pelos próprios órgãos de governo ou oferecidos por particulares ou empresas.

A ferramenta desburocratiza e garante a transparência aos processos de incorporação e transferência de patrimônio da União, otimizando a gestão do recurso público, prezando pelo consumo consciente e sustentável.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias