quinta-feira, 18 jul 2024

Prefeitura de Maracaju adere e realiza abertura oficial do “Maio Laranja”
Maracaju

Prefeitura de Maracaju adere e realiza abertura oficial do “Maio Laranja”

Redação
03 maio – 2024 | 15:15

Mês de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, aderiu à Campanha Maio Laranja, e na última quinta-feira, 02-05, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ação Jovem, ocorreu a abertura do “Maio Laranja”, com a apresentação do Teatro de Fantoches “Mistério na Cabana”.

O Teatro foi conduzido pelos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Ação Jovem, que foram preparados e instruídos pelo Professor Fagner Luiz. Todos os adolescentes receberam previamente uma palestra educativa do tema, conduzida pela Equipe Técnica de Referência do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

De acordo com Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social o Maio Laranja foi trabalhado de forma intensa nos últimos três anos e neste ano não é diferente, atuando em várias frentes, visa proteger o menor, orientar pais e responsáveis, bem como, contar com o apoio das forças de segurança no caso de denúncias.

A Secretaria de Assistência Social tem um amplo leque de trabalhos, unindo forças com a segurança pública como Polícia Militar, Civil e Bombeiros, protegendo a nossa infância e adolescência, contando com o apoio fundamental do Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário e da gestão municipal. Nosso Prefeito, Marcos Calderan e a Primeira-Dama, Meire Calderan, sempre sensíveis à causa, trabalham muito para dar fim neste mal que, infelizmente, assola a nossa sociedade e ainda é existente.” Afirmou Leiza.

Durante todo o mês de maio, o Teatro de Fantoches será apresentado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Mirim e Ação Jovem, nas escolas e em outros Projetos Sociais que realizam atividades com crianças e adolescentes, em Maracaju e Vista Alegre.

Conforme o Prefeito Marcos Calderan, Maracaju tem uma forte rede de apoio, visando combater  a violência e a exploração de sexual de crianças e adolescentes.

Maracaju cresce de forma acelerada, com isso, infelizmente, casos de abuso, ainda acontecem, todos nós somos responsáveis por colaborar no combate a este problema, vizinhos, amigos, pais e demais familiares, todos devem observar muito a criança e adolescente, observando qualquer suspeita, deve-se acionar os órgãos responsáveis, afinal estamos falando na proteção daqueles que serão os responsáveis pelo futuro de nossa nação.” Afirmou Marcos Calderan.

AUTORIDADES PRESENTES

A abertura contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan, o Juiz da Infância e da Juventude Dr. Raul Ignatius Nogueira, a Comandante da Polícia Militar Major Daniele Grotti, o Presidente da Câmara Robert Ziemann, o Vereador Rener Barbosa, a Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa e diversos atores da Rede de Proteção, como CREAS, Conselho Tutelar, CRAS, Alta Complexidade, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Mirim e Ação Jovem.

SOBRE O MAIO LARANJA

O “Maio Laranja” é instituído pela Lei n.º 14.432, de 3 de agosto de 2022, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O abuso sexual caracteriza-se pela utilização do corpo de uma criança ou de adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

COMO DENUNCIAR

Em caso de suspeita ou ocorrência de situação de abuso e/ou exploração sexual de crianças ou adolescente, qualquer pessoa pode denunciar anonimamente por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). As denúncias são registradas e encaminhadas aos órgãos competentes para investigações e providências necessárias.

Também é possível acionar o Conselho Tutelar e/ou procurar a Delegacia de Polícia. Abuso não é brincadeira. Proteger Crianças e Adolescentes, é um dever de todos!

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias