sexta-feira, 19 abr 2024

Prefeitura de Maracaju alerta sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela

Prefeitura de Maracaju alerta sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela

07 fevereiro – 2023 | 14:14
Caso confirmado no estado de São Paulo acende o alerta sobre a necessidade da imunização, especialmente, daqueles que estão com a carteirinha de vacinação em atraso.

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público reforçar a importância da vacinação contra a Febre Amarela, tal fato, deve-se a necessidade apontada no Alerta Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de nº 01/2023.

A nota emite alerta à população após a confirmação do primeiro caso de Febre Amarela no estado de São Paulo. Tratando-se de um idoso, não vacinado, morador da zona rural do município de Vargem Grande do Sul. De acordo com as informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, o caso foi confirmado em 23 de janeiro de 2023 e segue em investigação epidemiológica.

Nos últimos quatro anos, o estado de Mato Grosso do Sul registrou 20 casos suspeitos de Febre Amarela, todos descartados. Os casos confirmados mais recentes ocorreram em 2015 e 2010, respectivamente, nos municípios de Bonito e Corumbá.

“Este caso no estado de São Paulo, acende um importante alerta sobre a necessidade da atualização da caderneta vacinal, levar nossos filhos e netos a uma Unidade Básico de Saúde é o mais correto no caso de dúvidas, temos colaboradores preparados para atender, conferir a carteirinha e o sistema, verificando exatamente qual vacina resta e, especialmente, estamos na campanha da vacina contra a febre amarela.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

No município há um cronograma de vacinação contra a febre amarela, disponibilizado em todos os postos de saúde e que pode ser conferido a seguir:

Segunda-Feira: Posto Central e ESF Balbino;

Terça-Feira: ESF Jardim Guanabara e ESF Olídia Rocha;

Quarta-Feira: ESF Nestor Muzzi, Cambaraí e Vitória Marcondes (Vista Alegre);

Quinta-Feira: Posto Central e ESF Ambrózio;

Sexta-Feira: ESF Nestor Muzzi e ESF Egídio Ribeiro;

Público que deve ser vacinado:

  • Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;

  • Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;

  •  Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;

  •  Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.

Sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. O agente etiológico é um arbovírus do gênero Flavivírus, transmitido ao ser humano pela picada de fêmeas dos mosquitos infectados e pertencentes à família Culicidae. No ciclo urbano, o principal vetor é o Aedes aegypti, enquanto no ciclo silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Os sintomas incluem febre alta, cefaléia, inapetência, náuseas e mialgia. Casos graves podem apresentar manifestações hemorrágicas, insuficiência hepática e renal, com evolução para óbito. A importância epidemiológica decorre da gravidade clínica, da elevada letalidade e do potencial de disseminação e impacto, sobretudo quando a transmissão for urbana, por Aedes aegypti.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias