O período é de 01 de janeiro 16 de março de 2024, e visa divulgar o Boletim Informativo de Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), objetivando informar a população e, ao mesmo tempo, gerar uma positiva corrente de conscientização.
A Secretaria de Saúde ressalta que em todas as Unidades de Saúde do município, está disponível a vacina contra a Dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Conforme o Coordenador do Departamento Municipal de Controle de Vetores.
“Temos enfrentado um aumento de casos de dengue e Chikungunya no município, nos últimos anos o sorotipo circulante em Maracaju e no Brasil na totalidade, são do tipo 1 e 2. Entretanto, a entrada de um novo sorotipo no país, tipo 3 em São Paulo, Paraná e Minas Gerais e do tipo 4 no Rio de Janeiro, nos deixa em alerta, uma vez que parte da população fica mais suscetível à infecção, tendo em vista que os sorotipos 3 e 4 há muito tempo não circulavam no país (tipo 3 há 15 anos sem registro). Isso pode se tornar um agravante, uma vez que cada pessoa pode se infectar apenas uma vez por cada sorotipo. Como o 1 e 2 são comuns em nosso município, existem várias pessoas imunes porque já foram contaminadas nos últimos anos, porém com a possível reintrodução dos tipos 3 e 4 a população suscetível é muito maior, podendo causar novas epidemias nos próximos meses.” Destacou Rafael Rodrigues Silva.
Confira o Boletim Informativo
DENGUE
Casos Notificados: 745
Casos Confirmados: 45
Casos descartados: 500
Óbitos: 1
Notificados na Semana (11): 106
ZIKAVÍRUS
Casos Notificados: 6
Casos Confirmados: 0
Casos descartados: 0
Óbitos: 0
Notificados na Semana (11): 0
CHIKUNGUNYA
Casos Notificados: 269
Casos Confirmados: 5
Casos descartados: 129
Óbitos: 0
Notificados na Semana (11): 53