quinta-feira, 25 abr 2024

Prefeitura de Maracaju informa pais e responsáveis sobre vacinação contra Meningite do Grupo C; Saiba mais

Prefeitura de Maracaju informa pais e responsáveis sobre vacinação contra Meningite do Grupo C; Saiba mais

11 março – 2022 | 7:07

Coordenadora de Imunização Daise Oliveira e Médica Pediatra Gabriela Maffei visitaram emissoras de rádio para falar sobre o tema.

Na manhã desta quinta-feira 10-03, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ampla divulgação nas emissoras de rádio do município sobre a vacinação contra a Meningite do Grupo C.

De acordo com Daise Oliveira, trata-se de uma responsabilidade primordial dos pais ou responsáveis, atualizar a caderneta de vacinação das crianças, não apenas quanto a Meningite, mas quanto a todas as doenças que já contam com vacinas disponíveis no Calendário Anual de Vacinação do Ministério da Saúde.

Nosso calendário é amplo, recheado com muitas vacinas, levando a uma ótima proteção contra as doenças. Especialmente nas crianças de 0 a 5 anos, este grupo conta com uma grande quantidade de vacinas a serem tomadas, inclusive algumas com apenas uma única aplicação, como até mesmo vacinas que protegem contra cinco doenças em uma composição só. Uma vez vacinadas nessa faixa etária, serão poucas as que necessitarão de reforços na  adolescência e nafase adulta .” Explicou Daise Oliveira, Coordenadora de Imunização.

Para reforçar a importância da vacinação das mais diversas doenças, está sendo feito um trabalho por parte da Secretaria de Saúde da vacinação da chamada Vacina Meningocócica C, autorizada pelo Ministério da Saúde, garantindo a proteção contra a Meningite do Grupo C.

Será disponibilizada a vacina para crianças de 10 anos, 11 meses e 29 dias que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Meningite do Grupo C, para isso, pais ou responsáveis devem ter certeza que a mesma está protegida, inclusive podendo procurar uma Unidade Básica de Saúde com a Carteirinha de Vacinação da criança para a conferência por parte dos profissionais de saúde.

Nosso objetivo é conscientizar os pais sobre a importância das vacinas, não apenas essa da Meningite, mas todas as vacinas, afinal vacina é sinônimo de prevenção e um ato de amor com seus filhos. Temos doenças, até então, erradicadas devido ao amplo trabalho de vacinação que infelizmente, vivenciamos o retorno de algumas doenças, devido justamente a falta de vacinação, quanto mais vacinação, melhor para o controle e uma nova eliminação de diversas doenças.” Explanou a Médica Dra. Gabriela, durante suas entrevistas.

Segundo a Doutora Gabriela, doenças como Meningite, no Brasil e Poliomielite no mundo (Israel e África), estão tendo novos casos registrados, nos acendendo uma alerta, devido a essa ausência de vacinação de uma parcela da população, não atingindo assim a tão desejada, imunização coletiva. Intensificando ainda, com desobrigação do uso de máscara, a importância da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19.

Por fim, reforça-se que é fundamental que pais ou responsáveis que tenham dúvida, procurem uma Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação de seus filhos para confirmarem se o filho ou filha foi devidamente imunizado contra a Meningite do Grupo C.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias