terça-feira, 23 abr 2024

Prefeitura de Maracaju realizou capacitação sobre “Intervenção Precoce” e “Indicadores de Risco” para desenvolvimento infantil.

Prefeitura de Maracaju realizou capacitação sobre “Intervenção Precoce” e “Indicadores de Risco” para desenvolvimento infantil.

17 abril – 2023 | 15:15

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde com o programa “Bem Crescer” e considerando a necessidade de agregar saberes e estabelecer o perfil diagnóstico da rede, bem como revisar os protocolos de manejo clínico da atenção primária e estabelecer fluxos de acesso ao programa, reuniu profissionais da rede e iniciou a sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde.

A iniciativa teve a duração de 3 (três) dias, sendo realizada no plenário da Câmara Municipal e demonstra a atenção da administração municipal, com as recentes pesquisas científicas, bem como a necessidade de oferecer capacitação para os profissionais que atuam na primeira infância, iniciando este ciclo de capacitações para oferecer a população maracajuense, atendimento a tempo para identificação de sinais de risco para o desenvolvimento infantil.

“Acreditamos que a capacitação dos profissionais de saúde é uma ferramenta potente para a atuação destes junto aos bebês e seus cuidadores, para que estes possam desenvolver ações de prevenção e promoção de saúde mental e física no âmbito da atenção básica. Nosso objetivo é com isso, deixar os profissionais preparados para auxiliarem os pais e responsáveis na identificação de sinais de riscos para o desenvolvimento infantil.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Thiago Caminha ainda destacou, que a capacitação envolveu também conhecimentos inerentes aos marcos do desenvolvimento infantil, presentes na caderneta da criança, proporcionando a reflexão acerca das práticas do cotidiano a partir dos equipamentos e instrumentos disponíveis na rede local sob um novo olhar clínico, incluindo a constituição subjetiva do sujeito, os aspectos estruturais e instrumentos do desenvolvimento e a intervenção precoce com bebês e crianças com sinais de risco (IRDI).

Após a capacitação dos profissionais da Rede Pública de saúde de Maracaju, estabeleceu-se como Núcleo do Programa Bem Crescer, a Academia da Saúde da área urbana do Município, com a presença de uma Psicóloga, uma Nutricionista e uma Educadora Física, contando com uma profissional Fisioterapeuta credenciada.

Como critério de atendimento definiu-se que seriam atendidos todos os bebês e crianças que se enquadrem dentro da estratificação de risco ao nascer como risco intermediário e alto risco, ou ainda que a gestação tenha se enquadrado dentro desses parâmetros. Ainda assim, são atendidos pelo Programa Bem Crescer, todas aquelas crianças que apresentam sinais ausentes no IRDI.

O evento contou com a supervisão do Secretário de Saúde Thiago Caminha e a condução da Psicóloga e Secretária de Administração Paula Brites, Enfermeiras Fernanda Pieri (Saúde da Mulher), Enfermeira Lilian (Saúde da Criança) e Rubya Machado (Coordenação da Saúde Primária).

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias