terça-feira, 16 abr 2024

Prefeitura e CRF/MS firmam termo de cooperação para combate a dengue

Prefeitura e CRF/MS firmam termo de cooperação para combate a dengue

10 junho – 2022 | 10:10

Projeto “Notificafarmadengue” mobiliza farmacêuticos a notificar casos suspeitos e encaminhar clientes para sistema de saúde

O vice-prefeito, Guto Moreira, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Junior e a diretora de Vigilância em Saúde, Silvia Bosso receberam os representantes do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácias), para assinatura de um termo de cooperação técnica do projeto “Farmácias Farmacêuticos, CRF e Poder Público: Juntos no Combate à Dengue”, subintitulado “Notificafarmadengue”. O objetivo é mobilizar, otimizar e qualificar a atividade das drogarias e das farmácias comunitárias e dos farmacêuticos de Dourados no cuidado e no combate à dengue e às arboviroses, unindo forças com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Vigilância Sanitária.

Com o aumento de notificações de casos de dengue na cidade, o vice-prefeito destaca a importância de ações mais efetivas. “Com esse convênio, a Prefeitura certamente amplia as ferramentas que o município pode usar no combate à dengue. A categoria dos farmacêuticos tem uma enorme relevância na promoção da saúde, e respeitando o ato médico, vai contribuir com a cidade nessa luta”, disse Guto.

Na prática, os profissionais que atuam no atendimento nas farmácias vão receber treinamento para identificar sintomas de dengue, zika ou chikungunya, orientar o cliente a buscar atendimento médico e encaminhar uma notificação da situação de saúde para o município estar ciente do caso.

O secretário de saúde explica que o projeto ajudará a alcançar pacientes que muitas vezes nem chegam no serviço de saúde por buscar primeiro o atendimento em farmácias. “Quando a pessoa tem uma dor de cabeça, uma dor no corpo, busca primeiramente uma farmácia, então é importante que o farmacêutico esteja pronto para identificar os sinais de risco e encaminhe para o sistema de saúde”, falou Waldno.

“Quando são casos leves que a pessoa tratou em casa, esses dados nem chegam para a Secretária de Saúde, principalmente quando buscam farmácias da rede privada. Com o alerta que vamos receber, será possível mapear melhor as regiões que precisam de maior atenção e ações de combate. Lembrando que isso não isenta a população da necessidade de buscar atendimento médico nas unidades de saúde” conclui o secretário.

Flávio Shinzato, presidente do CRF/MS e o diretor secretário, Cleber Massato, acompanhados da conselheira Federal de Farmácia, Fabiana Paula estiveram na reunião para definir os pontos práticos do projeto e debater as estratégias que serão adotadas pelo conselho e Prefeitura. “O CRF veio para unir forças em uma luta que é de interesse de todos. Além de combater o uso indiscriminado de medicamentos. Quando a pessoa está com dengue, não pode tomar qualquer medicamento, pois isso pode agravar o quadro de saúde. O medicamento só ajuda se for tomado de forma correta, então a pessoa deve buscar um profissional para orientá-lo de forma técnica. Além dessa orientação, os farmacêuticos também vão orientar na busca pelo atendimento médico quando necessário”, defendeu Shinzato.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias