terça-feira, 19 mar 2024

Prefeitura em parceria com AAGD reforça a importância da conscientização do autismo

Prefeitura em parceria com AAGD reforça a importância da conscientização do autismo

29 março – 2022 | 14:14

Ação em prol da conscientização será realizada no sábado (2), com tema “Lugar de Autista é em todo lugar”

A Prefeitura de Dourados, em parceria com a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados), reforça a importância da conscientização do autismo e este ano tem como tema “Lugar de autista é em todo lugar”. No sábado (2), será realizada uma ação na Praça Antônio João, com panfletagem e a participação das famílias atendidas na Associação. A data foi escolhida por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A presidente da AAGD, Ana Claudia Pereira da Silva Brito, destaca que esta é uma iniciativa da associação que busca levar para a população o conhecimento sobre o autismo e suas características. “Nós realizamos esta campanha de conscientização há 12 anos. Esse é um momento em que nós reunimos os pais e os assistidos pela associação e promovemos um dia de conhecimento sobre o autismo. Nós estaremos na praça Antônio João, no sábado, a partir das 8h e todos são bem-vindos”, pontuou.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos.

O TEA manifesta-se já nos primeiros anos de vida e não tem cura. “O autismo se divide em três graus, por nível de intensidade da sintomatologia apresentada. O grau um é o mais leve e pode apresentar dificuldade de interação social e tendências na atividade alimentar, o grau dois necessita de um acompanhamento maior, com suporte em atividades do dia a dia, na socialização e também no ambiente escolar. Já o grau três é o mais grave do autismo, que apresenta um prejuízo importante na socialização, a fala da criança é não verbal e precisa de professor de apoio, com intervenção da equipe multidisciplinar”, explica a psicóloga da AAGD, Tatiana Carrozza.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias