Prefeitura em parceria com AAGD reforça a importância da conscientização do autismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
29/03/2022
Redação

Ação em prol da conscientização será realizada no sábado (2), com tema “Lugar de Autista é em todo lugar”

A Prefeitura de Dourados, em parceria com a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados), reforça a importância da conscientização do autismo e este ano tem como tema “Lugar de autista é em todo lugar”. No sábado (2), será realizada uma ação na Praça Antônio João, com panfletagem e a participação das famílias atendidas na Associação. A data foi escolhida por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A presidente da AAGD, Ana Claudia Pereira da Silva Brito, destaca que esta é uma iniciativa da associação que busca levar para a população o conhecimento sobre o autismo e suas características. “Nós realizamos esta campanha de conscientização há 12 anos. Esse é um momento em que nós reunimos os pais e os assistidos pela associação e promovemos um dia de conhecimento sobre o autismo. Nós estaremos na praça Antônio João, no sábado, a partir das 8h e todos são bem-vindos”, pontuou.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos.

O TEA manifesta-se já nos primeiros anos de vida e não tem cura. “O autismo se divide em três graus, por nível de intensidade da sintomatologia apresentada. O grau um é o mais leve e pode apresentar dificuldade de interação social e tendências na atividade alimentar, o grau dois necessita de um acompanhamento maior, com suporte em atividades do dia a dia, na socialização e também no ambiente escolar. Já o grau três é o mais grave do autismo, que apresenta um prejuízo importante na socialização, a fala da criança é não verbal e precisa de professor de apoio, com intervenção da equipe multidisciplinar”, explica a psicóloga da AAGD, Tatiana Carrozza.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this