sexta-feira, 29 mar 2024

Prefeitura fará estudo de concessão de área para construção de sede para Casai

Prefeitura fará estudo de concessão de área para construção de sede para Casai

08 maio – 2021 | 10:10

A Casa da Saúde Indígena é responsável por prestar todo atendimento as comunidades em Dourados

O prefeito Alan Guedes recebeu nesta quarta-feira (5) representantes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e da comunidade indígena de Dourados. A secretaria pede a concessão de uma área pública para que seja construído um polo próprio da Casai (Casa da Saúde Indígena) que fornece o atendimento nas aldeias. O vereador Sérgio Nogueira acompanhou as tratativas.

De acordo com a chefe da Casai de Dourados, Sidneide Alves, atualmente existe um prédio no município, mas o qual depende de aluguel. Através de um recurso conquistado no Governo Federal, houve a autorização para elaborar um projeto que contemple a construção de um espaço físico.

O atendimento aos indígenas não ocorre no prédio, mas é de lá que parte toda a logística e administrativo. Estão armazenados os medicamentos, a coordenação e os veículos usados para ir até as aldeias levar essa assistência à comunidade.

“Nesse espaço nós trabalhamos para garantir que a comunidade indígena receba todo esse apoio sem precisar sair da aldeia. Na sede, nós temos farmácia e temos olhado para diversas questões presentes na comunidade. Com o novo prédio, esse trabalho será facilitado, pois se tratará de uma estrutura nova, com planejamento voltado para estas ações”, aponta Sidneide.

O prefeito Alan Guedes apontou que irá dar início a um estudo com os secretários do município para procurar um terreno que atenda da melhor forma a demanda. “Nós precisamos de um tempo para elaborar estes estudos, mas assim que for definido será realizada uma nova reunião para então encaminhar o pedido para a Câmara de Vereadores, que é a responsável por autorizar esse trâmite. Apoiar melhor a comunidade indígena é um dos compromissos da nossa gestão”, assegura.

Já o Cacique Capitão da aldeia Jaguapiru, Izrael Morales, ressalta que a comunidade indígena tem estado satisfeita ao ver diversas ações voltadas para as aldeias. “Nós agradecemos muito essa atenção com as nossas aldeias e isso vai além dessa iniciativa. Nossa região recentemente foi patrolada, as estradas estão boas como há muito tempo não se encontrava”, destaca.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias